terça-feira, 15 de outubro de 2013


 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Quarta, 16 de outubro




Outubro: Mês do Rosário, mês das Missões



Esquema da página:

Liturgia do dia
                        Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
                          Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
Atividades paroquiais


Quarta da XXVIII semana do tempo comum



Quarta
ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 129, 3-4
Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão, Senhor Deus de Israel.

ORAÇÃO COLETA
Nós Vos pedimos, Senhor, que a vossa graça
preceda e acompanhe sempre as nossas acções
e nos torne cada vez mais atentos
à prática das boas obras.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Rom 2, 1-11
«Retribuirá a cada um segundo as suas obras:
primeiro para o judeu, mas também para o não judeu»


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Não tens desculpa, quem quer que sejas, tu que julgas os outros. Ao julgares os outros, condenas-te a ti próprio, pois tu, que te fazes juiz, cometes as mesmas acções. Ora nós sabemos que o juízo de Deus se exerce conforme a verdade contra aqueles que praticam essas ações. E tu, que fazes as mesmas coisas que condenas nos outros, pensas que te furtarás ao juízo de Deus? Ou desprezas as riquezas da sua bondade, paciência e magnanimidade, não reconhecendo que a bondade de Deus te convida à conversão? Pela tua obstinação e pelo teu coração impenitente, estás a acumular contra ti um tesouro de ira para o dia da ira, em que se revelará o justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras: a vida eterna para aqueles que, perseverando na prática das boas obras, procuram a glória, a honra e a imortalidade; a ira e a indignação para aqueles que, pela sua rebeldia, rejeitam a verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia para todo o homem que pratica o mal: primeiro para o judeu, mas também para o não judeu; glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem: primeiro para o judeu, mas também para o não judeu. Porque Deus não faz aceção de pessoas.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 61 (62), 2-3.6-7.9 (R. 13b)
Refrão: Só em Deus descansa, ó minha alma. Repete-se

Só em Deus descansa a minha alma,
d’Ele me vem a salvação.
Ele é meu refúgio e salvação,
minha fortaleza: jamais serei abalado. Refrão

Minha alma, só em Deus descansa:
d’Ele vem a minha esperança.
Ele é meu refúgio e salvação,
minha fortaleza: jamais serei abalado. Refrão

Povo de Deus,
em todo o tempo ponde n’Ele a vossa confiança,
desafogai em sua presença os vossos corações.
Deus é o nosso refúgio. Refrão

ALELUIA Jo 10, 27
Refrão: Aleluia. Repete-se
As minhas ovelhas escutam a minha voz, diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Refrão

EVANGELHO Lc 11, 42-46
«Ai de vós, fariseus! Ai de vós, doutores da lei!»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse o Senhor: «Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, mas desprezais a justiça e o amor de Deus! Devíeis praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e das saudações na praça pública! Ai de vós, porque sois como sepulcros disfarçados, sobre os quais passamos sem o saber!». Então um dos doutores da lei tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, ao dizeres essas palavras também nos insultas a nós». Jesus respondeu: «Ai de vós também, doutores da lei, porque impondes aos homens fardos insuportáveis e vós próprios nem com um só dedo tocais nesses fardos!»

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor,
as orações e as ofertas dos vossos fiéis
e fazei que esta celebração sagrada
nos encaminhe para a glória do Céu.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 33, 11
Os ricos empobrecem e passam fome;
mas nada falta aos que procuram o Senhor.

Ou cf. 1 Jo 3, 2
Quando o Senhor Se manifestar,
seremos semelhantes a Ele,
porque O veremos na sua glória.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus de infinita bondade,
que nos alimentais com o Corpo e o Sangue do vosso Filho,
tornai-nos também participantes da sua natureza divina.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«A violência gera violência!».

Popular



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA: Rom 2, 1-11 Em Roma havia, no tempo de S. Paulo, cristãos de origem judaica e cristãos de origem pagã. Os de origem judaica pretendiam ser privilegiados em relação aos de origem pagã, que viviam de maneira, por vezes, vergonhosa. Mas S. Paulo previne uns e outros, para que se não julguem mutuamente; só Deus é o juiz, tanto mais que ambos os grupos cometem, por vezes, as mesmas ações. Mas cada um será julgado segundo a sua própria responsabilidade.
 
Lc 11, 42-46: Esta passagem, na continuação da leitura de ontem, apresenta uma série de maldições, dirigidas contra os fariseus, por meio das quais o Senhor quer fazer compreender o espírito da sua nova doutrina. Jesus não condena as formas de vida anteriores à sua pregação, mas pretende levar os seus ouvintes a descobrir que, por detrás do cumprimento material da lei, está a justiça e o amor, a pobreza de espírito e a humildade de coração, coisas que os seus ouvintes ainda não tinham chegado a descobrir.

MEDITAÇÃO: - Este trecho do evangelho também me provoca, pois muitas vezes dou excessivo valor ao insignificante e esqueço-me do que é verdadeiramente imprescindível.

ORAÇÃO: - Senhor, que me centre sempre em Ti.



ATIVIDADES PAROQUIAIS

                   09.00 horas: Missa em Almodôvar
                            17.00 horas: Catequese infantil
                            21.00 horas: Terço e ensaio de canto.



APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
Intenções do Santo Padre para outubro 2013

Intenção Geral:
Pessoas desesperadas
Para que aqueles que estão desesperados a ponto de desejar o fim da própria vida, sintam a proximidade amorosa de Deus.

Intenção Missionária:
Jornada Missionária Mundial
Para que a Jornada Missionária Mundial nos anime a ser destinatários e anunciadores da Palavra de Deus. 


A Voz do Pastor:

Emigrantes responsáveis


11.    Formação e responsabilidade
Na semana passada tive oportunidade de participar numas jornadas de formação dos agentes pastorais de língua portuguesa na Alemanha e na Suíça, cerca de 45 pessoas, e em celebrações da fé com procissões de Nossa Senhora de Fátima em três comunidades das missões portuguesas de Basel e Luzern, na Suíça. Nas jornadas refletiu-se sobre a catequese familiar em ambiente de emigração e sobre as relações das Igrejas dos países de origem e de destino dos nossos emigrantes. Tivemos também oportunidade de ouvir falar dos novos emigrantes, famílias jovens com filhos, que procuram as nossas missões, sobretudo para aí terem o apoio na formação religiosa das crianças.
Soube que a percentagem de emigrantes de origem portuguesa na Suíça aumentou 20% neste ano, ultrapassando já bastante as duas centenas de milhar. Sendo um pais pequeno, montanhoso, rico e bem organizado, os nossos emigrantes também dão um forte contributo para isso.
No curto espaço de tempo, em fim de semana, pude observar várias comunidades católicas em funcionamento. Conselhos pastorais bem estruturados, com pessoas responsáveis em todos os setores, liturgia, catequese, economia, cultura, etc. Porque a área das missões é muito extensa e os sacerdotes e outros agentes pastorais têm de assistir várias comunidades, estas estão organizadas de tal modo que os padres se podem dedicar mais à celebração da fé e à formação dos colaboradores.
Ao chegar às diferentes comunidades verifiquei que todas estavam a funcionar e preparadas para participar nas celebrações. Senti saudades dos anos em que trabalhei na emigração e uma certa tristeza ao lembrar muitas das nossas paróquias, movimentos e serviços, que paralisam quando o padre não está presente.

2. O Sínodo e a corresponsabilidade eclesial
Na diocese de Beja estamos a realizar um Sínodo, isto é, a fazer um caminho conjunto na vida e missão da Igreja diocesana, que envolva todos os cristãos, e não apenas o clero e os consagrados. Sentir-se corresponsável na vida e missão da Igreja é um objetivo ainda distante na maioria das nossas comunidades. Muitos exigem supostos direitos da Igreja, mas têm dificuldade em assumir os deveres do serviço voluntário, para ajudar os mais débeis da sociedade e fortalecer a formação, a comunhão e oração comunitárias.
Como melhorar a nossa situação eclesial? Por onde começar? Quem deve tomar a iniciativa? Com certeza que o bispo e o clero são os primeiros responsáveis e não podem demitir-se das suas obrigações. Mas temos todos que reaprender a trabalhar uns com os outros, respeitando e fomentando os dons de cada membro da comunidade. É melhor caminhar mais lentamente, mas uns com os outros, sem excluir ninguém, do que fazer tudo sozinho. Envolver todos na corresponsabilidade pelo bem comum da vida eclesial e social é uma mais valia, que a longo prazo traz grandes benefícios.
Com a diminuição do clero na Europa temos de aprender a dar o lugar aos leigos, não apenas dentro dos muros das igrejas, mas na família e na sociedade, para aí serem fermento dos valores evangélicos e testemunhas da fé junto das novas gerações. O tema da catequese familiar, que começa a ser posta em prática em muitas dioceses, e que foi assunto da formação dos agentes pastorais da emigração na Alemanha e na Suíça, é também muito atual para a nossa diocese. O Sínodo deve ajudar-nos a descobrir caminhos de realização deste e outros objetivos, para sermos uma Igreja em comunhão fraterna e participativa na missão.

† António Vitalino, bispo de Beja



Sem comentários:

Enviar um comentário