quarta-feira, 23 de outubro de 2013


 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Quinta, 24 de outubro




Outubro: Mês do Rosário, mês das Missões



  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais



Quarta da XXIX semana do tempo comum

Quinta
S. ANTÓNIO MARIA CLARET, bispo
Nota histórica:
Nasceu em Sallent (Espanha) no ano 1807. Ordenado sacerdote, percorreu a Catalunha pregando ao povo durante vários anos. Fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria (Claretianos). Nomeado bispo para a ilha de Cuba, aí alcançou singulares méritos, trabalhando pela salvação das almas. Depois de regressar a Espanha, ainda teve de suportar muitos trabalhos em favor da Igreja. Morreu em Fontfroide (França) no ano 1870.

 Da missa própria do Santo:

Coleta - ORAÇÃO
Senhor, que dotastes o bispo Santo António Maria Claret de caridade e fortaleza admiráveis para anunciar aos homens o Evangelho, concedei nos, por sua intercessão, que, buscando acima de tudo o vosso reino, ganhemos para Cristo os nossos irmãos. Por Nosso Senhor.
____________________
Missa da féria:
ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 16, 6.8.9
Respondei-me, Senhor, quando Vos invoco,
ouvi a minha voz, escutai as minhas palavras.
Guardai-me dos meus inimigos, Senhor.
Protegei-me à sombra das vossas asas.

ORAÇÃO COLETA
Deus eterno e omnipotente,
dai-nos a graça de consagrarmos sempre ao vosso serviço
a dedicação da nossa vontade
e a sinceridade do nosso coração.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Rom 6, 19-23
«Agora, libertos do pecado e tornados servos de Deus»

“Escravo” e “liberto” eram palavras bem conhecidas dos Romanos a quem S. Paulo escreve: Escravos eram homens ao serviço de outros, mas de tal maneira que não eram considerados “pessoas”; compravam-se e vendiam-se, como se fossem “coisas”. “Libertos” chamavam-se os que, depois de terem sido escravos, recebiam a liberdade. Assim, o cristão, outrora escravo antes da conversão a Cristo, é agora um liberto por Deus em Cristo Jesus. Há-de, portanto, viver agora a liberdade da santidade, e não voltar à escravidão da vida de que foi libertado.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos

Irmãos: Falo com linguagem humana, por causa da vossa fraqueza: Assim como entregastes os vossos membros como escravos ao serviço da impureza e da desordem, que conduz à revolta contra Deus, colocai agora os vossos membros ao serviço da justiça, que conduz à santidade. Na verdade, quando éreis escravos do pecado, éreis livres em relação à justiça. Mas que fruto colhestes então dessas obras de que atualmente vos envergonhais? De facto, o seu fim é a morte. Mas agora, libertos do pecado e tornados servos de Deus, produzis o fruto que conduz à santificação, cujo fim é a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 1, 1-2.3.4 e 6 (R. Salmo 39, 5a)
Refrão: Feliz o homem que pôs a sua esperança no Senhor. Repete-se

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
mas antes se compraz na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite. Refrão

É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido. Refrão

Bem diferente é a sorte dos ímpios:
são como palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição. Refrão


ALELUIA Filip 3, 8-9
Refrão: Aleluia. Repete-se
Considero todas as coisas como prejuízo,
para ganhar a Cristo e n’Ele me encontrar. Refrão


EVANGELHO Lc 12, 49-53
«Não vim trazer a paz, mas a divisão»

Há dias, S. Paulo dava a Jesus o nome de Paz. Hoje, é o próprio Senhor que diz que não veio estabelecer a paz. É preciso que entendamos a maneira forte, muito ao gosto dos Evangelhos, de apresentar certas ideias fundamentais da doutrina de Jesus. Ele veio como fogo para iluminar e abrasar; mas, entre aqueles que O acolhem e aqueles que recusam recebê-l’O, Jesus será ocasião de divisão e desavença.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda? Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize. Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra? Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão. A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Fazei, Senhor,
que possamos servir ao vosso altar
com plena liberdade de espírito,
para que estes mistérios que celebramos
nos purifiquem de todo o pecado.
Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 32, 18-19
O Senhor vela sobre os seus fiéis,
sobre aqueles que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas,
para os alimentar no tempo da fome.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Concedei, Senhor,
que a participação nos mistérios celestes
nos faça progredir na santidade,
nos obtenha as graças temporais
e nos confirme nos bens eternos.
Por Nosso Senhor
.

Liturgia das horas

Das Obras de Santo António Maria Claret, bispo
de São João de Capistrano, presbítero


(L’Egoismo vinto, Roma, 1869, 60) (Sec. XIX)

O amor de Cristo nos impele

Impelidos pelo fogo do Espírito Santo, os Apóstolos percorreram o orbe da terra. Inflamados pelo mesmo fogo, os missionários apostólicos chegaram, chegam e hão- de chegar aos confins do mundo, dum pólo ao outro da terra, para anunciar a palavra de Deus. Deste modo, com razão podem dizer de si mesmos aquelas palavras do apóstolo Paulo: O amor de Cristo nos impele.

A caridade de Cristo estimula-nos e incita-nos a correr e a voar, transportados pelas asas do zelo santo. Quem ama verdadeiramente, ama a Deus e ao próximo; quem é verdadeiramente zeloso, é também aquele que ama, mas em grau superior segundo os graus do amor, de tal modo que, quanto mais ama, maior é o zelo que o impele. Se alguém não tem zelo, isso revela que no seu coração estão apagados o amor e a caridade. Quem tem zelo procura e realiza as coisas mais sublimes e esforça-se por que Deus seja cada vez mais conhecido, amado e servido nesta e na outra vida, pois este sagrado amor nunca tem fim. O mesmo faz para com o próximo, desejando e procurando que todos estejam contentes neste mundo e sejam felizes e bem aventurados na pátria celeste, que todos se salvem, que ninguém se perca para a eternidade, nem ofenda a Deus, nem permaneça em pecado um só momento. Assim fizeram os santos Apóstolos e todos os que trabalham com espírito apostólico.

A mim próprio o digo: um Filho do Imaculado Coração de Maria é um homem que arde em caridade e que abrasa por onde quer que passa; que deseja eficazmente e procura por todos os meios acender em todos os homens o fogo do amor divino. Nada o demove, alegra se nas privações, empreende trabalhos, abraça dificuldades, compraz se nas calúnias, regozija se nos tormentos. Não pensa senão no modo de imitar e seguir Jesus Cristo, rezando, trabalhando, sofrendo e procurando sempre e unicamente a glória de Deus e a salvação das almas.



«Quem ama verdadeiramente, ama a Deus e ao próximo».

Santo António Maria Claret


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA: Rom 6, 19-23: “Escravo” e “liberto” eram palavras bem conhecidas dos Romanos a quem S. Paulo escreve: Escravos eram homens ao serviço de outros, mas de tal maneira que não eram considerados “pessoas”; compravam-se e vendiam-se, como se fossem “coisas”. “Libertos” chamavam-se os que, depois de terem sido escravos, recebiam a liberdade. Assim, o cristão, outrora escravo antes da conversão a Cristo, é agora um liberto por Deus em Cristo Jesus. Há-de, portanto, viver agora a liberdade da santidade, e não voltar à escravidão da vida de que foi libertado.

Lc 12, 49-53: Há dias, S. Paulo dava a Jesus o nome de Paz. Hoje, é o próprio Senhor que diz que não veio estabelecer a paz. É preciso que entendamos a maneira forte, muito ao gosto dos Evangelhos, de apresentar certas ideias fundamentais da doutrina de Jesus. Ele veio como fogo para iluminar e abrasar; mas, entre aqueles que O acolhem e aqueles que recusam recebê-l’O, Jesus será ocasião de divisão e desavença.

MEDITAÇÃO: - Se não coloco as minhas raízes em Deus, dificilmente Lhe ficarei fiel. Onde está o centro da minha vida? Onde me alimento a nível dos valores? Como resisto aos ventos da vida? O salmo convida-me a dar frutos, ado que fundamentados em Deus e perseverando no caminho do bem, a minha vida terá de ser fecunda e darei bons frutos.

ORAÇÃO: - Senhor, ajuda-me a ajudar os outros a percorrer o Caminho verdadeiro que és Tu.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

              09.30 horas: Missa em Almodôvar
                                     + António José Marcelino

                   10.30 horas: Funeral em Santa Clara
                                     
                    15.00 horas: Funeral em São Barnabé

      15.30 horas: Missa em Guedelhas:
                                 +Maria Rosa Conceição
          17.00 horas: Catequese juvenil

                                      21.00 horas: Adoração ao Santíssimo.
                             

APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
Intenções do Santo Padre para outubro 2013

Intenção Geral:
Pessoas desesperadas
Para que aqueles que estão desesperados a ponto de desejar o fim da própria vida, sintam a proximidade amorosa de Deus.

Intenção Missionária:
Jornada Missionária Mundial
Para que a Jornada Missionária Mundial nos anime a ser destinatários e anunciadores da Palavra de Deus. 


Agenda paroquial
2013.10.21-27:


- Todos os dias depois da missa oportunidade para confissões
- Quinta, dia 24, adoração ao Santíssimo
- Domingo: dia 27, Missa no Centro Coordenador de Transportes: Missa da festa
  Missionária às 11.30 horas, seguido de almoço em comum. Às 15.00 horas:
  Momento de cultural e de oração na Igreja.


Sem comentários:

Enviar um comentário