sexta-feira, 16 de agosto de 2013


     

 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


 Sábado, 17 de agosto


Esquema da página:

        I.            Liturgia do dia
     II.            Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
   III.            Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  IV.            Atividades paroquiais


Sábado da XIX semana do Tempo Comum



Sábado
S. BEATRIZ DA SILVA, virgem
17  Agosto
Nota Histórica
Filha de pais portugueses, nasceu em Ceuta (África Setentrional) por volta de 1426. Ainda jovem, veio para Campo Maior (Portugal) e daqui passou à corte de Castela em 1447 como dama de honor da Infanta D. Isabel de Portugal. Para se poder dedicar a uma vida cristã mais perfeita, retirou se da corte para um mosteiro de Toledo, onde permaneceu mais de 30 anos. Em 1484 fundou o Instituto que mais tarde tomou o título da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionistas) e que foi aprovado pelo papa Inocêncio VIII em 1489. Pouco depois de fazer profissão religiosa, faleceu com fama de santidade. Foi canonizada por Paulo VI a 3 de Outubro de 1976.
Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Ap 19, 7
Exultemos de alegria no Senhor,
que chamou ao seu amor divino esta virgem santa e gloriosa.

ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer na virgem Santa Beatriz o altíssimo dom da contemplação e a adornastes com a singular devoção à Imaculada Conceição da Virgem Maria, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, busquemos na terra a verdadeira sabedoria para merecermos contemplar no Céu a glória do vosso rosto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Jos 24, 14-29
«Escolhei hoje a quem quereis servir»

Leitura do Livro de Josué

Naqueles dias, Josué falou ao povo, dizendo: «Temei o Senhor, servi-O com retidão e fidelidade. Afastai os deuses que os vossos pais serviram para lá do rio Eufrates e no Egipto e servi o Senhor. Se não vos agrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se os deuses que os vossos pais serviram para lá do rio Eufrates, se os deuses dos amorreus em cuja terra agora habitais. Eu e a minha família serviremos o Senhor». Mas o povo respondeu: «Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses. Porque o Senhor é o nosso Deus, que nos fez sair, a nós e aos nossos pais, da terra do Egipto, da casa da escravidão. Foi Ele que, diante dos nossos olhos, realizou tão grandes prodígios e nos protegeu durante o caminho que percorremos entre os povos por onde passámos. Foi o Senhor que expulsou da nossa frente todas as nações e os amorreus que habitavam nesta terra. Também nós queremos servir o Senhor, porque Ele é o nosso Deus». Então Josué disse ao povo: «Vós não podereis servir o Senhor, porque Ele é um Deus santo, um Deus zeloso, que não suportará as vossas transgressões e os vossos pecados. Se abandonardes o Senhor para servir deuses estranhos, Ele voltar-Se-á contra vós e, depois de ter sido o vosso benfeitor, vos fará mal e vos exterminará». O povo respondeu a Josué: «Não. Nós queremos servir o Senhor». E Josué disse ao povo: «Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes servir o Senhor». Eles responderam: «Somos testemunhas». Josué acrescentou: «Então afastai do meio de vós os deuses estranhos e voltai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel». O povo respondeu a Josué: «Serviremos o Senhor, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz». Naquele dia, Josué fez uma aliança com o povo e deu-lhe em Siquém leis e preceitos. Depois escreveu essas palavras no livro da lei de Deus. Tomou uma grande pedra e levantou-a ali como monumento debaixo do carvalho que estava no santuário do Senhor. Josué disse a todo o povo: «Esta pedra nos servirá de testemunha, porque ouviu todas as palavras que o Senhor nos disse. Será uma testemunha contra vós, se renegardes o vosso Deus». Por fim Josué despediu o povo e cada um voltou para a sua herança. Algum tempo depois, Josué, filho de Nun e servo do Senhor, morreu com cento e dez anos de idade.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 15 (16), 1-2a e 5.7-8.9-10.11 (R. cf. 5a)
Refrão: O Senhor é a minha herança. Repete-se

Defendei-me, Senhor: Vós sois o meu refúgio.
Digo ao Senhor: «Vós sois o meu Deus».
Senhor, porção da minha herança e do meu cálice,
está nas vossas mãos o meu destino. Refrão

Bendigo o Senhor por me ter aconselhado,
até de noite me inspira interiormente.
O Senhor está sempre na minha presença,
com Ele a meu lado não vacilarei. Refrão

Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta
e até o meu corpo descansa tranquilo.
Vós não abandonareis a minha alma
na mansão dos mortos,
nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção. Refrão

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,
alegria plena na vossa presença,
delícias eternas à vossa direita. Refrão


ALELUIA cf. Mt 11, 25
Refrão: Aleluia Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino. Refrão

EVANGELHO Mt 19, 13-15
«Deixai que as crianças se aproximem de Mim:
dos que são como elas é o reino dos Céus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, apresentaram umas crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse sobre elas. Mas os discípulos afastavam-nas. Então Jesus disse: «Deixai que as crianças se aproximem de Mim; não as estorveis. Dos que são como elas é o reino dos Céus». A seguir, impôs as mãos sobre as crianças e partiu dali.

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei, Senhor, estes dons que humildemente Vos apresentamos e concedei, por intercessão de Santa Beatriz, que, oferecendo-nos a Vós de todo o coração, também nós, neste sacrifício, nos transformemos numa oblação viva, santa e agradável a vossos olhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Ap 3, 20
Eu estou à porta e chamo, diz o Senhor.
Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta,
entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Alimentados pela participação neste divino sacramento, humildemente Vos pedimos, Senhor nosso Deus, que, por intercessão de Santa Beatriz, sintamos neste mundo a suavidade da vossa sabedoria e nos saciemos com as delícias eternas na pátria celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Liturgia das horas
Do livro da Irmã concecionista Maria de los Ángeles Sorázu,
sobre a Vida Espiritual

(Ed. 2.ª, Madrid 1956, pp. 39-40.72 ss) (Sec. XX)


Todos os bens me vieram juntamente com ela

Deus favorece algumas almas, inspirando lhes uma devoção singular, fervorosa e profunda à Santíssima Virgem. Movidas pela graça, estas almas consagram se inteiramente a Nossa Senhora e identificam se com ela mediante a prática da vida espiritual mariana, que consiste em inspirar se na Santíssima Virgem para todas as coisas e fazer tudo em união com Ela.
As almas que praticam esta vida espiritual mariana encontram na Virgem Maria poderoso auxílio e infalível conforto em todas as tribulações.
É admirável o modo de proceder da Senhora para com as almas que Lhe pertencem (por sua devoção e consagração perfeita) e a solicitude que mostra para com elas. Com que amor e ternura as visita, lhes assiste na tribulação, as protege e defende de seus inimigos, as socorre nas necessidades, as enamora de Deus, as adorna e prepara para a sua união com Deus e lhes obtém esta graça! Estas almas podem repetir com toda a verdade as palavras do livro da Sabedoria: Todos os bens me vieram juntamente com ela e pelas suas mãos recebi inumeráveis riquezas. Quem tem a seu favor a Santíssima Virgem (e têm na todos os que a amam deveras) possui um tesouro infinito, porque possui o próprio Deus. E não há quem proporcione consolações tão inefáveis como as que a Senhora concede aos seus devotos no tempo da tribulação.
Por isso as almas de vida interior, chamadas a viver na intimidade de Deus, como preparação para as provas que as esperam nas noites e cavernas, nos desertos e túneis por que hão de passar ao longo deste caminho, devem procurar identificar se com a Santíssima Virgem e merecer o seu amparo e proteção. Se assim fizerem, sofrem menos e aproveitam sempre mais, especialmente nos períodos de sofrimento em que mais precisam do seu patrocínio. Sofrem menos, porque as almas que praticam a vida espiritual mariana, quando se vêem abandonadas por Deus, acusadas pela própria consciência, atormentadas pelo demónio e desesperadas da sua salvação, além da proteção que experimentam no seu recurso frequente à Santíssima Virgem, sentem por ela o afeto de complacência que as torna participantes da sua felicidade e gozam da torrente das suas delícias. Aproveitam mais, porque, iluminadas pelo esplendor desta Estrela da Manhã que nunca se esconde a seus servos, têm consciência da purificação dolorosa que nelas opera a graça e, confortadas e ensinadas pela Senhora, sofrem na com perfeita resignação; longe de se lhe oporem ou subtraírem, procuram antes cooperar com ela na medida em que lhes é possível.





«Deixai que as crianças se aproximem de Mim; não as estorveis».
JESUS

                      
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA: - Jos 24, 14-29 : Uma vez entrado na Terra Prometida, o povo é convidado a renovar a aliança. E fá-lo em grande assembleia solene. Os grandes momentos da vida exigem esta renovação da Aliança com o Senhor, para que nos lembremos daquilo de que Ele nunca Se esquece: que na história dos homens, e de cada homem, Deus está sempre realizando a salvação do seu povo.

Mt 19, 13-15: Quem acreditaria que o Reino dos Céus se pudesse comparar aos que, entre os homens, são os mais pequeninos? Mas foi assim que Jesus quis incutir nos seus a regra da boa convivência entre os membros deste reino de Deus, que, já na terra, é figura e antecipação do reino dos Céus. É aqui, nesta Igreja da terra, que vamos aprendendo a sermos membros da Igreja do Céu, que é, aliás, a mesma e única Igreja.

MEDITAÇÃO: - As crianças são símbolo da atitude que deverão ter os discípulos de Jesus. Apresentar, impor as mãos e rezar são símbolos de acolhimento. Não se falha acolhendo. Assim somos semelhantes ao Pai

ORAÇÃO: - Queremos que reines em nosso coração para que saibamos construir um mundo mais humano.



APOSTOLADO DA ORAÇÃO – JUNHO 2014
Intenção Geral
Diálogo entre os povos
Para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, escuta e respeito mútuo.
Intenção Missionária
Nova evangelização
Para que, nos ambientes onde se vive uma maior secularização, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização.



ATIVIDADES PAROQUIAIS

                   09.00 horas: Missa em Almodôvar
                   12.00 horas: Batizado                  
                   15.00 horas: Batizado

                                               Missas vespertinas:
                   15.00 horas: Missa em Corte Figueira Mendonça
                   16.00 horas: Missa no  Dogueno
                   17.00 horas: Missa em Santa Cruz
                   18.00 horas: Missa em Almodôvar



Sem comentários:

Enviar um comentário