sexta-feira, 31 de maio de 2013

     

 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


 Sábado, 01 de Junho


Esquema da página:

        I.            Liturgia do dia
     II.            Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
   III.            Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  IV.            Atividades paroquiais


LITURGIA DIÁRIA
Sábado da VIII semana do tempo comum



Sábado
ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 17, 19-20
O Senhor veio em meu auxílio,
livrou-me da angústia e pôs-me em liberdade.
Levou-me para lugar seguro, salvou-me pelo seu amor.

ORAÇÃO COLETA
Fazei, Senhor,
que os acontecimentos do mundo
decorram para nós segundo os vossos desígnios de paz
e a Igreja Vos possa servir na tranquilidade e na alegria.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I (anos ímpares) Sir 51, 17-27 (gr. 12-20)
«Darei glória Àquele que me deu a sabedoria»

Leitura do Livro de Ben-Sirá

Eu Vos louvarei e darei graças, meu Deus, bendizendo o nome do Senhor. Na minha juventude, antes de andar errante, busquei abertamente a sabedoria na minha oração. Pedi-a diante do santuário e procurá-la-ei até ao fim da vida. Quando florescia como uva temporã, ela era a alegria do meu coração. Os meus pés andaram por caminho reto e segui na sua esteira desde a juventude. Mal lhe prestei ouvidos, logo a recebi e encontrei para mim abundante instrução. Graças a ela, fiz grandes progressos: darei glória Àquele que me deu a sabedoria. Porque eu decidi pô-la em prática, procurei zelosamente o bem e não serei confundido. A minha alma combateu corajosamente por ela e fui muito diligente na observância da Lei. Levantei as minhas mãos para o alto e compreendi os seus mistérios. Dirigi para ela a minha alma e encontrei-a na pureza de vida. Com ela, desde o princípio, adquiri inteligência; por isso não serei abandonado.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 18 B (19 B), 8.9.10.11 (R. 9a)
Refrão: Os preceitos do Senhor alegram o coração. Repete-se

A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes
e dão sabedoria aos simples. Refrão

Os preceitos do Senhor são retos
e alegram o coração.
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos. Refrão

O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente.
Os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são retos. Refrão

São mais preciosos que o ouro,
o ouro mais fino;
são mais doces que o mel,
o puro mel dos favos. Refrão

ALELUIA cf. Col 3, 16a.17c
Refrão: Aleluia Repete-se

Habite em vós com abundância a palavra de Cristo,
por Cristo cantai a Deus a vossa gratidão. Refrão

EVANGELHO Mc 11, 27-33
«Com que autoridade fazes isto?»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Quando Ele andava no templo, aproximaram-se os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos, que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes isto? Quem Te deu autoridade para o fazeres?». Jesus respondeu: «Vou fazer-vos só uma pergunta. Respondei-Me e Eu vos direi com que autoridade faço isto. O batismo de João era do Céu ou dos homens? Respondei-Me». Eles começaram a discorrer, dizendo entre si: «Se dissermos: ‘É do Céu’, Ele dirá: ‘Então porque não acreditastes nele?’ Vamos dizer-Lhe que é dos homens?». Mas eles temiam a multidão, pois todos pensavam que João era realmente um profeta. Então responderam: «Não sabemos». Disse-lhes Jesus: «Também Eu não vos digo com que autoridade faço isto».
Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor, que nos concedeis estes dons que Vos oferecemos
e nos atribuís o mérito do oferecimento,
nós Vos suplicamos:
o que nos dais como fonte de mérito
nos obtenha o prémio da felicidade eterna.
Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 12, 6
Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez,
exaltarei o nome do Senhor, cantarei hinos ao Altíssimo.

Ou Mt 28, 20
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos, diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos saciais com os vossos dons sagrados,
concedei-nos, por este sacramento
com que nos alimentais na vida presente,
a comunhão convosco na vida eterna.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«Quem é da verdade vive na verdade».


                      
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA: Sir 51, 17-27: A Sabedoria, este saber apreciar a vida nos seus justos valores e conduzir-se por eles em todos os caminhos da existência, foi o ideal dos Sábios, que nos deixaram livros como este, de que hoje lemos esta passagem maravilhosa. Que alegria este homem não sentia, em idade avançada, ao poder olhar para trás e dar graças a Deus, como ele aqui dá, por sempre se ter deixado conduzir pela Sabedoria, que tinha desejado, pedido e procurado desde a juventude!

Mc 11, 27-33: Jesus é a Verdade. Todos os que são da Verdade escutam a sua voz e compreendem-na. Mas muitos dos diálogos que mantinha com os seus contemporâneos não conseguiam chegar ao fim, porque os seus interlocutores não O interrogavam com sinceridade. Jesus nunca lhes oferecia ocasião de discussão; limitava-Se a abrir-lhes o caminho, para que pudessem chegar à Verdade. Mas nem o orgulho nem a duplicidade de espírito permitem que se chegue até lá.

ORAÇÃO: Eu confio, Senhor, na vossa bondade.



APOSTOLADO DA ORAÇÃO – JUNHO 2014
Intenção Geral
Diálogo entre os povos
Para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, escuta e respeito mútuo.
Intenção Missionária
Nova evangelização
Para que, nos ambientes onde se vive uma maior secularização, as comunidades cristãs possam promover com eficácia uma nova evangelização.



ATIVIDADES PAROQUIAIS

                            09.00 horas: Missa em Almodôvar
                            15.00 horas: Missa em Graça de Padrões
                            16.00 horas: Missa em Semblana
                            17.00 horas: Missa em A dos Neves
                            18.00 horas: Missa em Almodôvar

        












Sem comentários:

Enviar um comentário