sábado, 23 de junho de 2012




Domingo, 24 de Junho 2012


SÃO JOÃO

Mereceu S. João Viver sem mancha;
Fez do silêncio verbo do deserto
De que foi com seu génio de profeta
O primeiro cantor

Escolhido entre os homens, nenhum outro
Se viu tão adornado de virtudes;
Foi árvore bendita carregada
De flores e de frutos.

Agora, poderoso intercessor,
Aplanai os caminhos que pisamos
E fazei que o Senhor nos abra e estenda
As suas mãos de bênção.

Todos os povos, num só coração,
Glorifiquem a Deus, cantem seu nome;
E Deus na sua essência Trino e Uno
Nos dê a salvação
 Hino de laudes


“Se julgares as pessoas não terás tempo de as amar”.   DALAI LAMA



I. LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I Is 49, 1-6
«Farei de ti a luz das nações»

Leitura do Livro de Isaías
Terras de Além-Mar, escutai-me; povos de longe, prestai atenção. O Senhor chamou-me desde o ventre materno, disse o meu nome desde o seio de minha mãe. Fez da minha boca uma espada afiada, abrigou-me à sombra da sua mão. Tornou-me semelhante a uma seta aguda, guardou-me na sua aljava. E disse-me: «Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória».
E eu dizia: «Cansei-me inutilmente, em vão e por nada gastei as minhas forças». Mas o meu direito está no Senhor e a minha recompensa está no meu Deus. E agora o Senhor falou-me,
Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o seu servo, a fim de Lhe restaurar as tribos de Jacob  e reconduzir os sobreviventes de Israel. Eu tenho merecimento aos olhos do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então: «Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Farei de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)
Refrão: Eu Vos dou graças, Senhor,
porque maravilhosamente me criastes.

Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento:
Vós me vedes quando caminho e quando descanso,
Vós observais todos os meus passos.

Vós formastes as entranhas do meu corpo
e me criastes no seio de minha mãe.
Eu Vos dou graças
por me terdes feito tão maravilhosamente:
admiráveis são as vossas obras.

Vós conhecíeis já a minha alma
e nada do meu ser Vos era oculto,
quando secretamente era formado,
modelado nas profundidades da terra.

LEITURA II Actos 13, 22-26
«João tinha proclamado, antes da vinda de Cristo...»

Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, Paulo falou deste modo: «Deus concedeu aos filhos de Israel David como rei,
de quem deu este testemunho: ‘Encontrei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará sempre a minha vontade’. Da sua descendência, como prometera, Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel. João tinha proclamado, antes da sua vinda, um batismo de penitência a todo o povo de Israel. Prestes a terminar a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais, mas depois de mim, vai chegar Alguém, a quem eu não sou digno de desatar as sandálias dos seus pés’. Irmãos, descendentes de Abraão  e todos vós que temeis a Deus: a nós é que foi dirigida esta palavra de salvação».
Palavra do Senhor.

ALELUIA cf. Lc 1, 76
Refrão: Aleluia. Repete-se
Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo,
irás à frente do Senhor a preparar os seus caminhos.
Refrão

EVANGELHO Lc 1, 57-66.80
«O seu nome é João»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus vizinhos e família que tenha esse nome». Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João». Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: «Quem virá a ser este menino?». Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se. E foi habitar no deserto até ao dia parentes souberam  que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela. Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.
Mas a mãe interveio e disse: «Não, Ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua em que se manifestou a Israel.
Palavra da salvação.

II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –
1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


                          
                            III. AGENDA PAROQUIAL




MISSAS:
Hora
Local
Intenção
A pedido
10.30
Almodôvar
Promessa dos escuteiros

Rosário
+ Maria José Reis, João José Nascimento
+ Leonilde Pinto Mestre
Filhos
Leonilde
12.00
Aldeia dos Fernandes
+ Maria Custódia Guerreiro Quintas
+ Bernardino José Casanova e familiares
Filhos
Esposa
12.30
Santa Clara


15.00
Gomes Aires
+ Alice Maria e marido
+ Francisco Guerreiro
Netos
Família
15.30
São Barnabé


18.00
Moinhos de Vento



Outras atividades:

- Santa Clara:
12.30: Primeira Comunhão e profissão de fé

- Almodôvar:
10.30: Promessa dos escuteiros

- Moinhos de Vento:
18.00 horas: Missa campal com procissão

Intenções do Apostolado da Oração do mês de Junho

Intenção Geral:
EUCARISTIA, PRESENÇA DE JESUS RESSUSCITADO
Para que os fiéis saibam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na sua vida quotidiana.

Intenção Missionária:
OS CRISTÃOS EUROPEUS DEVEM REDESCOBRIR A SUA IDENTIDADE
Para que os cristãos da Europa redescubram a própria identidade e participem com entusiasmo no anúncio do Evangelho.


IV – Acontecimentos do dia







Sem comentários:

Enviar um comentário