sexta-feira, 8 de junho de 2012




SÁBADO, 09 de Junho 2012

“REZAI O TERÇO TODOS OS DIAS”,
NOSSA SENHORA EM FÁTIMA

Intenções do Apostolado da Oração

Intenção Geral:
EUCARISTIA, PRESENÇA DE JESUS RESSUSCITADO
Para que os fiéis saibam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na sua vida quotidiana.

Intenção Missionária:
OS CRISTÃOS EUROPEUS DEVEM REDESCOBRIR A SUA IDENTIDADE
Para que os cristãos da Europa redescubram a própria identidade e participem com entusiasmo no anúncio do Evangelho.

Quem reza pelas vocações arrisca-se a ser ouvido


I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I 2 Tim 4, 1-8
«Trabalha como pregador do Evangelho.

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo: Conjuro-te diante de Deus e de Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: Proclama a palavra, insiste a propósito e fora de propósito, argumenta, ameaça e exorta, com toda a paciência e doutrina. Tempo virá em que os homens não suportarão mais a sã doutrina: mas, desejosos de ouvir novidades, escolherão para si uma multidão de mestres, ao sabor das suas paixões, e desviarão os ouvidos da verdade, voltando-se para as fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, suporta os sofrimentos, trabalha no anúncio do Evangelho, cumpre bem o teu ministério. Quanto a mim, já estou oferecido em libação e o tempo da minha partida está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. E agora já me está preparada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me há-de dar naquele dia; e não só a mim, mas a todos aqueles que tiverem esperado com amor a sua vinda.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 70 (71), 8-9.14-15ab.16-17.22 (R. cf. 15ab)
Refrão: A minha boca proclamará a vossa salvação. Repete-se

A minha boca está cheia do vosso louvor,
cantando continuamente a vossa glória.
Não me rejeiteis na minha velhice,
não me abandoneis quando me abandonarem as forças. Refrão

Em Vós, Senhor, hei-de esperar sempre
e multiplicarei os vossos louvores.
A minha boca proclamará a vossa justiça,
dia após dia a vossa infinita salvação. Refrão

Meu Deus, hei-de narrar os vossos feitos grandiosos,
recordarei, Senhor, a vossa justiça sem igual.
Desde a juventude, ó Deus, Vós me ensinastes
e até hoje anunciei sempre os vossos prodígios. Refrão

Eu louvarei com a harpa a vossa fidelidade,
cantar-Vos-ei ao som da cítara, ó Santo de Israel. Refrão

ALELUIA Mt 5, 3
Refrão: Aleluia Repete-se

Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão

EVANGELHO Mc 12, 38-44

«Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, Jesus ensinava a multidão, dizendo: «Acautelai-vos dos escribas, que gostam de exibir longas vestes, de receber cumprimentos nas praças, de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Devoram as casas das viúvas com pretexto de fazerem longas rezas. Estes receberão uma sentença mais severa». Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver».
Palavra da salvação.


                                II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


Rezando a Palavra de Deus
- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

PRIMEIRA LEITURA: - «Eu já estou oferecido em libação e o Senhor me dará a coroa da justiça». Sentindo-se no fim da vida, Paulo como que transmite a sua missão ao seu discípulo Timóteo. Morrer, dar a vida, é para ele como o derramar do líquido dos sacrifícios sobre o altar. Para ele, a morte será o último gesto deste sacrifício. Os Apóstolos, os chefes, os pregadores passam, mas a missão fica, porque Cristo continua presente em cada um que toma o lugar dos anteriores. A vida e obra de cada qual é como um sacrifício oferecido ao Senhor; no fim, o mesmo Senhor dará a justa coroa de glória, como a deu a Paulo.

EVANGELHO: Jesus põe em contraste as atitudes ostensivas dos escribas e a simplicidade sincera dos humildes, onde não há lugar para vaidades. O que dá sentido às nossas atitudes, particularmente em relação à vida religiosa, é a atitude interior do coração. Os homens não a podem observar, nem a saberiam julgar, mas Deus vê no fundo do coração do homem!

Oração: - Deus todo poderoso e eterno, cuja providência não se engana em seus decretos, humildemente Vos suplicamos: afastai de nós todos os males e concedei-nos todos os bens.


                          
                           III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:
09.00 horas: - Almodôvar
 + Manuel João e esposa, filho Augusto  e irmão José Francisco Coelho
+ Maria Francisca Horta, marido e filhos
+ Clotilde Maria Ferreira e Familiares falecidos

 18.00 horas:
+ Maria da Encarnação
+ António Silva Júlio e esposa.


IV – Acontecimentos do dia







Sem comentários:

Enviar um comentário