sexta-feira, 22 de junho de 2012




Sábado, 23 de Junho 2012


LOUVOR A DEUS CRIADOR
Oração bíblica
Sl 91

É bom louvar o Senhor
e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo;
proclamar pela manhã a vossa bondade
e durante a noite a vossa fidelidade,
ao som da harpa e da lira
e com as melodias da cítara.

Vós me alegrastes, Senhor,
com as vossas maravilhas,
exulto com a obra das vossas mãos.
Como são grandes, Senhor, as vossas obras
e insondáveis os vossos desígnios!

O homem insensato não entende estas coisas
e o ignorante não as compreende.
Ainda que os ímpios cresçam como a erva
e floresçam todos os malfeitores,
estão destinados à perdição eterna.

Vós, porém, Senhor,
sois o Altíssimo por todo o sempre.
Vossos inimigos, Senhor,
vossos inimigos hão-de perecer,
serão dispersos todos os que praticam o mal.

Exaltastes a minha força como a do búfalo,
ungiste-me com óleo puríssimo.
Os meus olhos fitam com desdém os meus inimigos
e os meus ouvidos ouvem falar
dos que se insurgem contra mim.

O justo florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro do Líbano;
plantado na casa do Senhor,
florescerá nos átrios do nosso Deus.

Mesmo na velhice dará fruto,
cheio de seiva e de vigor,
para proclamar que o Senhor é justo;
n’Ele, que é o meu refúgio, não há iniquidade.
Oração de laudes IV semana.




As aves não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros, contudo o Pai do Céu sustenta-as”.
Jesus Cristo ( do evangelho do dia)



I. LITURGIA DA PALAVRA

Missa da manhã:
LEITURA I  2 Reis 11, 1-4.9-18.20
«Sagraram rei Joás e bradaram: ‘Viva o rei!’»
LEITURA I  2 Cr 24, 17-25

«Zacarias, a quem matastes entre o templo e o altar» (Mt 23, 35)

Leitura do Segundo Livro das Crónicas
Depois da morte de Joiadá, os chefes de Judá foram prostrar-se diante do rei e o rei deu-lhes ouvidos. Abandonaram o templo do Senhor, Deus de seus pais, e prestaram culto aos postes sagrados e aos ídolos. Por causa dessa infidelidade, a ira divina inflamou-se contra Judá e Jerusalém. O Senhor enviou-lhes profetas, a fim de os fazer voltar para Si. Os profetas fizeram-lhes as suas advertências, mas eles não quiseram escutá-los. Então o espírito de Deus veio sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiadá. Zacarias apresentou-se diante do povo e disse-lhe: «Assim fala Deus: Por que razão transgredis os mandamentos do Senhor, atraindo a desgraça sobre vós? Uma vez que abandonastes o Senhor, também Ele vai abandonar-vos». Conspiraram então contra o profeta e apedrejaram-no por ordem do rei, no átrio do templo do Senhor. Assim o rei Joás, esquecendo a dedicação de Joiadá, pai de Zacarias, deu a morte ao profeta. Zacarias disse, ao morrer: «O Senhor veja isto e faça justiça». No princípio do ano seguinte, o exército dos arameus marchou contra Joás e invadiu Judá e Jerusalém. Os arameus mataram todos os chefes do povo e enviaram todos os seus despojos ao rei de Damasco. Embora o exército dos arameus tivesse vindo com poucos homens, o Senhor entregou em suas mãos um grande exército, porque o povo tinha abandonado o Senhor, Deus de seus pais. Os arameus infligiram justo castigo a Joás; e, quando se retiraram, deixando-o gravemente doente, os seus servos conspiraram contra ele, por ter derramado o sangue do filho do sacerdote Joiadá, e deram-lhe a morte no próprio leito. Morto o rei, deram-lhe sepultura na Cidade de David, mas não nos sepulcros dos reis.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 4-5.29-30.31-32.33-34 (R. 29a)
Refrão: A minha aliança com ele será eterna. Repete-se

Concluí uma aliança com o meu eleito,
fiz um juramento a David, meu servo:
Conservarei a tua descendência para sempre,
estabelecerei o teu trono por todas as gerações. Refrão

Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor,
a minha aliança com ele será irrevogável.
Conservarei a sua descendência eternamente
e o seu trono terá a duração dos céus. Refrão

Se os seus filhos abandonarem a minha aliança
e não caminharem segundo os seus preceitos,
se violarem as minhas determinações
e não cumprirem os meus mandamentos; Refrão

Punirei com a vara os seus delitos
e com açoites os seus pecados,
mas não lhes retirarei o meu favor,
nem faltarei à minha fidelidade. Refrão


ALELUIA 2 Cor 8, 9
Refrão: Aleluia Repete-se

Jesus Cristo, sendo rico, fez-Se pobre,
para nos enriquecer na sua pobreza. Refrão


EVANGELHO Mt 6, 24-34
«Não vos inquieteis com o dia de amanhã»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado».
Palavra da salvação.
******
Missa da tarde: Vigília da Solenidade  de S. João

LEITURA I Jer 1, 4-10
«Antes de te formar no seio materno, Eu te escolhi»

Leitura do Livro de Jeremias

No tempo de Josias materno, Eu te escolhi; antes que saísses do seio de tua mãe, Eu te consagrei e te constituí profeta entre as nações». Então eu disse: «Ah, Senhor Deus, mas eu não sei falar, porque sou uma criança». O Senhor respondeu-me: «Não digas: ‘Sou uma criança’, porque irás ao encontro daqueles a quem Eu te enviar e dirás tudo quanto Eu te mandar dizer. Não tenhas receio diante deles, porque Eu estou contigo, para te salvar  - diz o Senhor». Depois o Senhor estendeu a mão, tocou-me na boca e disse-me: «Eu ponho as minhas palavras na tua boca. Hoje dou-te poder sobre os povos e os reinos, para arrancar e destruir,  para arruinar e demolir,, rei de Judá, o Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: «Antes de te formar no ventre para edificar e plantar».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 70 (71), 1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. cf. 6b)
Refrão: Desde o meu nascimento, sois a minha esperança.
Em Vós, Senhor, me refugio,
jamais serei confundido.
Pela vossa justiça, defendei-me e salvai-me,
prestai ouvidos e libertai-me.

Sede para mim um refúgio seguro,
a fortaleza da minha salvação.
Vós sois a minha defesa e o meu refúgio,
meu Deus, salvai-me do pecador.

Sois Vós, Senhor, a minha esperança,
a minha confiança desde a juventude.
Desde o nascimento Vós me sustentais,
desde o seio materno sois o meu protetor.

A minha boca proclamará a vossa justiça,
dia após dia a vossa infinita salvação.
Desde a juventude Vós me ensinais
e até hoje anunciei sempre os vossos prodígios.


LEITURA II 1 Pedro 1, 8-12
«Esta salvação foi objecto das investigações e meditações dos Profetas»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro
Caríssimos:
Vós amais Cristo Jesus sem O terdes visto, acreditais n’Ele sem O verdes ainda. Isto é para vós fonte de uma alegria inefável e gloriosa, porque conseguis o fim da vossa fé: a salvação das vossas almas. Esta salvação foi objeto das investigações  e meditações dos Profetas que predisseram a graça a vós destinada. Procuraram descobrir  a que tempos e circunstâncias se referia o Espírito de Cristo que estava neles, quando predizia os sofrimentos de Cristo
e as glórias que se lhes haviam de seguir. Foi-lhes revelado que não era para eles, mas para vós,
que no seu ministério transmitiam essa mensagem. É essa mensagem que agora vos anunciam
aqueles que, movidos pelo Espírito Santo enviado do Céu, vos pregam o Evangelho, a qual os próprios Anjos desejam contemplar.
Palavra do Senhor.


ALELUIA cf. Jo 1, 7; Lc 1, 17
Refrão: Aleluia. Repete-se
Ele veio para dar testemunho da luz
e preparar o povo para a vinda do Senhor. Refrão

EVANGELHO Lc 1, 5-17
«Dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias,cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor.
Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor».
Palavra da salvação.

II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –
1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leituras da Missa da manhã
leitura – Primeira leitura: Na continuação da leitura de ontem, o rei Joás acabou também por ser vítima da influência pagã que vinha de seus antepassados. Zacarias, filho de Jóiada, que tinha promovido a unção de Joás, reagiu, mas acabou por ser morto por aquela geração paganizada, e Jerusalém sofreu o castigo da sua impiedade. Toda a história do povo de Deus é a história das infidelidades desse mesmo povo, ao mesmo tempo que da constante misericórdia e fidelidade do Senhor para com ele. (Ecclesia)

Evangelho: É-nos difícil estabelecer a articulação, calma e serena, entre a confiança em Deus e o trabalho humano. Somos facilmente levados a achar contradições onde haveríamos de encontrar antes continuidade e interpenetração. Deus está no trabalho do homem; o trabalho do homem também é acto de confiança em Deus. Tudo está no sentido que o coração lhe dá. Não vos inquieteis, pois; não percais a paz com a sofreguidão; não tenhais dois senhores; vivei em tudo para o único Senhor, “o Senhor”. Que princípio admirável para ajudar a solucionar tantos problemas humanos! (Ecclesia)

Meditação: Quem sente Deus como Pai, não pode senão mostrar-se como um filho digno. Acolher o seu amor misericordioso é pôr em marcha o dinamismo sem limites da justiça de Deus.

Oração: Senhor, concedei-nos sempre o auxílio da vossa graça, para que as nossas vontades e ações Vos sejam agradáveis no cumprimento fiel dos vossos mandamentos.


                          
                            III. AGENDA PAROQUIAL




MISSAS:

Almodôvar: 09.15 horas.
Hora
Local
Intenção
A pedido

09.15

+ Eulália Maria Colaço Terlica Silva
+ Sebastião António Mestre Diogo
Marido e filhos
Esposa e filhas


                       
Noutras localidades:
Hora
Local
Intenção
A pedido
15.00
Corte Figueira Mendonça


16.00
Dogueno


17.00
Santa Cruz


18.00
Almodôvar
+ Manuel dos Barros Mateus e esposa
+ José Mestre e Amélia Perpétua
Filhas
Filha

Outras atividades:
- Santa Clara:
12.00 horas: Batizado
- Almodôvar:
21.00 horas: Vigília dos escuteiros.
Intenções do Apostolado da Oração do mês de Junho

Intenção Geral:
EUCARISTIA, PRESENÇA DE JESUS RESSUSCITADO
Para que os fiéis saibam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na sua vida quotidiana.

Intenção Missionária:
OS CRISTÃOS EUROPEUS DEVEM REDESCOBRIR A SUA IDENTIDADE
Para que os cristãos da Europa redescubram a própria identidade e participem com entusiasmo no anúncio do Evangelho.


IV – Acontecimentos do dia

Participantes do Capítulo Geral dos Missionários do Verbo Divino, que está decorrendo em Nemi, Itália:


 O alcantilado da localidade de Nemi. A casa do Verbo Divino fica mais acima da aldeia fora da foto. Lago de Nemi no sopé da montanha.




Sem comentários:

Enviar um comentário