quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


PARÓQUIAS DE NISA



Sexta, 16 de dezembro de 2016







Sexta-feira da III semana do Advento 







SEXTA-FEIRA da semana III

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. I do Advento.

L1 Is 56, 1-3a. 6-8; Sal 66 (67), 2-3. 5. 7-8
Ev Jo 5, 33-36




MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA
O Senhor virá no esplendor da sua glória
visitar o seu povo e dar-lhe a paz e a vida eterna.

ORAÇÃO
A vossa graça, Senhor, nos acompanhe sempre e nos prepare para a vinda tão desejada do vosso Filho, a fim de recebermos os auxílios necessários para o tempo presente e para a vida futura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 56, 1-3a.6-8
«A minha casa será chamada ‘Casa de oração para todos os povos’»


Leitura do Livro de Isaías

 Eis o que diz o Senhor: «Respeitai o direito, praticai a justiça, porque a minha salvação está perto e a minha justiça não tardará a manifestar-se. Feliz o homem que assim procede, o filho do homem que nisto se firma, guardando o sábado, sem o profanar, e abstendo-se de todo o mal. Não diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: ‘O Senhor vai excluir-me do seu povo’. Quanto aos estrangeiros que aderiram ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome e serem seus servos, se guardarem o sábado, sem o profanarem, e forem fiéis à minha aliança, hei-de conduzi-los ao meu santo monte, hei de enchê-los de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar, porque a minha casa será chamada ‘Casa de oração para todos os povos’». Assim fala o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: «Reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos».

Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL Salmo 66 (67), 2-3.5.7-8 (R. 4)
Refrão: Louvado sejais, Senhor,
pelos povos de toda a terra.
Repete-se


Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção,
resplandeça sobre nós a luz do seu rosto.
Na terra se conhecerão os vossos caminhos
e entre os povos a vossa salvação. Refrão

Alegrem-se e exultem as nações,
porque julgais os povos com justiça
e governais as nações sobre a terra. Refrão

A terra produziu os seus frutos,
o Senhor nosso Deus nos abençoa.
Deus nos dê a sua bênção
e chegue o seu louvor aos confins da terra. Refrão


ALELUIA
Refrão: Aleluia Repete-se

Vinde visitar-nos, Senhor, e dai-nos a paz,
para que nos alegremos de coração sincero
na vossa presença. Refrão

EVANGELHO Jo 5, 33-36
«João era uma lâmpada que ardia e brilhava»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Vós mandastes emissários a João Baptista e ele deu testemunho da verdade. Não é de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para que sejais salvos. João era uma lâmpada que ardia e brilhava e vós, por um momento, quisestes alegrar-vos com a sua luz. Mas Eu tenho um testemunho maior que o de João, pois as obras que o Pai Me deu para consumar – as obras que Eu realizo – dão testemunho de que o Pai Me enviou».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Advento I


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Filip 3, 20-21
Esperamos o nosso Salvador, Jesus Cristo,
que transformará o nosso corpo mortal
à imagem do seu corpo glorioso.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento, nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.




«Quando eu me vir pobre, coloca a meu lado alguém necessitado».





MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Is 56, 1-3a.6-8: A primeira parte do Advento, que hoje chega ao seu termo, para dar lugar, a partir de amanhã, à grande semana que prepara imediatamente a Solenidade do Natal, termina com esta perspetiva universalista, que oferece a salvação que vem de Deus a todos os homens. O nosso Deus não é exclusivo de um povo, nem o convite que Ele oferece aos homens é para que entrem numa “seita” em oposição a outras. Ele é dom oferecido a todos os homens, para que, pela obediência à sua palavra e fiéis à sua aliança, todos venham a ser o povo santo de Deus. Aí encontrarão a unidade.

Jo 5, 33-36 :Jesus foi enviado pelo Pai, para manifestar aos homens o seu amor. Disso dão testemunho as obras realizadas por Ele. Se a pregação de João Baptista era motivo de esperança para o povo, quanto mais o não deve ser a palavra de Jesus, autenticada pelas suas obras.

ORAÇÃOSenhor, concede-nos que amemos sempre a verdade.




AGENDA


15.30 horas: Confissões em Salavessa
16.30 horas: Confissões no Pé da Serra
18.00 horas: Celebração da Eucaristia
21.00 horas: Ensaio de canto.




INTENÇÕES DO SANTO PADRE

NOVEMBRO 2016

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo Padre:

 UNIVERSAL
O fim dos meninos-soldados
Para que seja eliminada em todo o mundo a praga dos meninos-soldados.

 PELA EVANGELIZAÇÃO
Redescobrir o Evangelho na Europa
Para que os povos europeus redescubram a beleza, a bondade e a verdade do Evangelho, que dá alegria e esperança à vida. 



Sem comentários:

Enviar um comentário