quarta-feira, 14 de dezembro de 2016


PARÓQUIAS DE NISA



Quinta, 15 de dezembro de 2016







Quinta-feira da III semana do Advento 





QUINTA-FEIRA da semana III
Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. I do Advento.

L1 Is 54, 1-10; Sal 29 (30), 2 e 4. 5-6. 11-12a e 13b
Ev Lc 7, 24-30



MISSA
 ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 118, 151-152
Vós estais perto, Senhor; a vossa palavra é caminho
da verdade. São firmes todos os vossos mandamentos.
Vós existis desde toda a eternidade.

ORAÇÃO

Senhor, a consciência das nossas culpas entristece-nos e faz-nos sentir que somos servos indignos: dai-nos de novo a alegria e salvai-nos com a vinda do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 54, 1-10
«O Senhor chamou-te como esposa repudiada»


Leitura do Livro de Isaías

«Alegra-te, ó estéril, que não tiveste filhos, solta brados de alegria e de júbilo, tu que não sentistes as dores da maternidade. Porque são mais numerosos os filhos da abandonada do que os filhos da esposa», diz o Senhor. Alarga o espaço da tua tenda, sem olhar a despesas, estende sem medo as cortinas das tuas moradas; alonga as cordas, reforça as estacas, porque vais expandir-te para a direita e para a esquerda: a tua descendência conquistará as nações e povoará as cidades abandonadas. Não temas, porque não serás confundida, não te envergonhes, porque não serás humilhada. Esquecerás a vergonha da tua juventude e não mais recordarás o opróbrio da tua viuvez. O teu Criador, Jerusalém, será o teu Esposo e o seu nome é ‘Senhor do Universo’. O teu Redentor será o Santo de Israel, que se chama ‘Deus de toda a terra’. Como à mulher abandonada e de alma aflita, o Senhor volta a chamar-te: ‘A esposa da juventude poderá ser repudiada?’ – diz o teu Deus. Por um momento abandonei-te, mas no meu grande amor volto a chamar-te. Num acesso de ira, escondi de ti a minha face, mas na minha misericórdia eterna tive compaixão de ti, – diz o Senhor, teu Redentor. Comigo sucede como no tempo de Noé, quando jurei que as águas do dilúvio não mais invadiriam a terra. Assim Eu juro não tornar a irritar-Me contra ti, não voltar a ameaçar-te. Ainda que sejam abaladas as montanhas e vacilem as colinas, a minha misericórdia não te abandonará, a minha aliança de paz não vacilará», – diz o Senhor, compadecido de ti.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 29 (30), 2.4-6.11-12a.13b (R. 2a)
Refrão: Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes. Repete-se


Eu Vos glorifico, Senhor, porque me salvastes
e não deixastes que de mim se regozijassem os inimigos.
Tirastes a minha alma da mansão dos mortos,
vivificastes-me para não descer à cova. Refrão

Cantai salmos ao Senhor, vós os seus fiéis,
e dai graças ao seu nome santo.
A sua ira dura apenas um momento
e a sua benevolência a vida inteira.
Ao cair da noite vêm as lágrimas
e ao amanhecer volta a alegria. Refrão

Ouvi, Senhor, e tende compaixão de mim,
Senhor, sede Vós o meu auxílio.
Vós convertestes em júbilo o meu pranto:
Senhor meu Deus, eu Vos louvarei eternamente. Refrão

ALELUIA Lc 3, 4.6
Refrão: Aleluia Repete-se

Preparai os caminhos do Senhor,
endireitai as suas veredas
e toda a criatura verá a salvação de Deus. Refrão

EVANGELHO Lc 7, 24-30
João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Quando os mensageiros de João Baptista se retiraram, Jesus começou a falar dele à multidão: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem com luxo e vivem regaladamente encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais do que profeta. É aquele de quem está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de ti’. Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João; mas o mais pequeno no reino de Deus é maior do que ele». Todo o povo que O escutou, incluindo os publicanos, proclamaram a justiça de Deus, recebendo o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei, que não quiseram receber o batismo, anularam para si próprios o desígnio de Deus.

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor.

Prefácio do Advento I

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Tito 2, 12-13
Vivamos neste mundo com justiça e piedade,
na esperança da manifestação gloriosa do nosso Deus.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor.



«Quando eu sentir frio, dá-me alguém que precise de calor».





MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Is 54, 1-10: Esta maneira, ao mesmo tempo encantadora e entusiasta, como o profeta se refere ao futuro de Jerusalém, restaurada depois da sua ruína, traduz a maneira ainda mais maravilhosa como se pode falar da nova cidade de Deus, que é a Igreja de Jesus Cristo. A esta Igreja, Deus a ama, a une a Si como esposa muito amada, com ela firma aliança eterna no Sangue do seu Filho, porque dela tem compaixão.

Lc 7, 24-30: João Baptista é o Precursor, vem à frente anunciar a vinda do Messias; mas maior do que a graça de ter sido discípulo de João Baptista é a de pertencer ao reino que Jesus vem trazer ao meio dos homens. Este reino é um dom tal que merece ser procurado e aceite à custa de todas as renúncias. Por isso, João, vivendo todo voltado para o reino que vai chegar, viveu verdadeiramente em espírito de Advento.

ORAÇÃOSenhor, concede-nos que amemos sempre a verdade.




AGENDA


09.00 horas: Funeral no Arneiro
16.30 horas: Confissões no Arneiro
16.30 horas: Confissões em Montalvão
17.20 horas: Oração comunitária do terço
18.00 horas: Celebração da Eucaristia
21.00 horas: Adoração ao Santíssimo.




INTENÇÕES DO SANTO PADRE

NOVEMBRO 2016

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo Padre:

 UNIVERSAL
O fim dos meninos-soldados
Para que seja eliminada em todo o mundo a praga dos meninos-soldados.

 PELA EVANGELIZAÇÃO
Redescobrir o Evangelho na Europa
Para que os povos europeus redescubram a beleza, a bondade e a verdade do Evangelho, que dá alegria e esperança à vida. 


Sem comentários:

Enviar um comentário