terça-feira, 10 de novembro de 2015


PARÓQUIAS DE NISA


Quarta, 11 de novembro de 2015





  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais




Quarta da XXXII semana do tempo comum



S. Martinho de Tours, bispo – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Sab 6, 1-11; Sal 81 (82), 3-4. 6-7
Ev Lc 17, 11-19


MISSA


ANTÍFONA DE ENTRADA 1 Sam 2, 35
Farei surgir para Mim um sacerdote fiel,
que viverá segundo o meu coração e a minha vontade,
diz o Senhor.

ORAÇÃO
Senhor, que fostes glorificado pela vida e pela morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I - Sab 6, 1-11
«Escutai, ó reis, e aprendereis a Sabedoria»


Leitura do Livro da Sabedoria

Escutai, ó reis, e procurai compreender; aprendei, governantes de toda a terra. Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número dos vossos povos: Do Senhor recebestes o poder e do Altíssimo a soberania; Ele examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções. Sendo ministros do seu reino, não governastes com retidão, não cumpristes a lei, nem seguistes a vontade de Deus. Ele virá sobre vós, terrível e repentino, porque julga severamente os que dominam. Ao mais pequeno perdoa-se por compaixão, mas os grandes serão examinados com rigor. O Senhor de todos não teme ninguém, nem Se impressiona com a grandeza. Ele criou o pequeno e o grande e a sua providência é igual para todos; mas aos poderosos reserva um exame severo. É a vós, soberanos, que se dirigem as minhas palavras, a fim de aprenderdes a Sabedoria e não cairdes em falta. Porque os que santamente tiverem guardado as leis santas serão declarados santos e os que nelas se tiverem instruído encontrarão segura defesa. Procurai ouvir as minhas palavras desejai-as ardentemente e sereis instruídos.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 81 (82), 3-4.6-7 (R. 8a)
Refrão: Levantai-Vos, Senhor, e julgai a terra. Repete-se

Defendei o órfão e o desprotegido,
fazei justiça ao humilde e ao pobre.
Salvai o oprimido e o indigente,
libertai-o das mãos dos ímpios. Refrão

O Senhor disse: «Vós sois deuses,
todos vós sois filhos do Altíssimo.
Mas, como homens, morrereis,
como os príncipes, todos vós sucumbireis». Refrão

ALELUIA Jo 13, 34
Refrão: Aleluia. Repete-se
Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor:
Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.

EVANGELHO Mt 25, 31-40
«O que fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos,
a Mim o fizestes»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, estas ofertas, que alegremente Vos oferecemos em honra de São Martinho e, no meio das alegrias e provações, orientai sempre para Vós a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 25, 40
Tudo o que fizestes ao mais pequenino dos meus irmãos,
a Mim o fizestes, diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com o sacramento da unidade, fazei que Vos agrademos em todas as coisas, para que, a exemplo de São Martinho, obedecendo sempre à vossa vontade, sintamos a alegria de ser totalmente vossos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


«Feliz Aquela que acreditou»



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Sab 2, 23 – 3, 9: Deus é autor da vida, não da morte; a morte é obra do inimigo de Deus. Mas, Deus deu-nos, de novo, a vida por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Chegar a este conhecimento é ter atingido a verdadeira Sabedoria, que é semente de imortalidade em Deus. À luz da sabedoria nem a morte é o fim, nem o sofrimento a maior infelicidade. Pensar de outra maneira é insensatez e é não compreender que a história da salvação se realiza no meio e através da própria história dos homens, por vezes tão humilhante por ação de Deus.

«Somos inúteis servos: O cristão não só há de estar sempre disposto para o serviço de Deus e do próximo, mas há de prestar sempre esse serviço com humildade interior, consciente de que não faz mais do que o seu dever, como discípulo de Cristo. Sobretudo os que se dedicam mais diretamente ao trabalho no reino de Deus hão de considerar esse trabalho como muito normal, e realizá-lo sempre com os olhos em Deus, pois que não passamos de servos desse reino.

ORAÇÃO: Deus omnipotente, concedei-nos que Vos sirvamos fiel e dignamente.




ATIVIDADES PAROQUIAIS

11.30 horas: Funeral em Nisa
17.00 horas: Missa em Gáfete
17.45 horas: Missa em Tolosa
18.00 horas: Missa em Nisa – Igreja do Espírito Santo
21.00 horas: Reunião em Tolosa.


INTENÇÕES DO SANTO PADRE


NOVEMBRO 2015

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo Padre para este mês:
Universal: Diálogo com todos

Para que nos abramos ao encontro pessoal e ao diálogo com todos, também com aqueles que pensam de modo diferente do nosso.

Pela Evangelização: Pastores da Igreja
Para que os pastores da Igreja, com profundo amor ao seu rebanho, acompanhem o seu caminho e animem a sua esperança.




Sem comentários:

Enviar um comentário