segunda-feira, 21 de julho de 2014

 
 
PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Terça, 22 de julho de 2014


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


Terça XVI semana do tempo comum



TERÇA
_______________________________________

S. Maria Madalena – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Miq 7, 14-15. 18-20; Sal 84 (85), 2-4. 5-6. 7-8
ou Cant 3, 1-4a ou 2 Cor 5, 14-17 (apropriadas)
Ev Jo 20, 1. 11-18 (próprio)
______________________________________________________________________

SANTA MARIA MADALENA

Nota histórica:

É mencionada entre os discípulos de Cristo, assistiu à sua morte e mereceu ser a primeira a ver o Redentor ressuscitado de entre os mortos na madrugada do dia de Páscoa (Mc 16, 9). O seu culto difundiu-se na Igreja ocidental, sobretudo a partir do século XII.

missa

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jo 20, 17
Disse o Senhor a Maria Madalena:
Vai dizer aos meus irmãos:
Eu subo para meu Pai e vosso Pai,
para o meu Deus e vosso Deus.

ORAÇÃO
Senhor, que, na vossa infinita bondade,
quisestes que Maria Madalena fosse a primeira
a receber do vosso Filho
a missão de anunciar a alegria pascal,
concedei-nos, por sua intercessão,
que, seguindo o seu exemplo,
anunciemos a Cristo ressuscitado
e O contemplemos no reino da glória.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Em vez desta leitura, pode utilizar-se a que se lhe segue


LEITURA I Cant 3, 1-4a
«Encontrei aquele que o meu coração ama»

Leitura do Cântico dos Cânticos

Eis o que diz a esposa: «No meu descanso, durante a noite, procurei aquele que o meu coração ama; procurei-o, mas não pude encontrá-lo. Levantar-me-ei e percorrerei a cidade, pelas ruas e pelas praças, procurando aquele que o meu coração ama. Procurei-o, mas não pude encontrá-lo. Encontraram-me as sentinelas que rondavam a cidade e eu perguntei-lhes: ‘Vistes porventura aquele que o meu coração ama?’ E logo que passei por eles, encontrei aquele que o meu coração ama».

Palavra do Senhor.


Em vez da leitura precedente, pode utilizar-se a seguinte:

LEITURA I 2 Cor 5, 14-17
«Já não conhecemos a Cristo segundo a carne»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: O amor de Cristo nos impele, ao pensarmos que um só morreu por todos e que todos, portanto, morreram. Cristo morreu por todos, para que os vivos deixem de viver para si próprios, mas vivam para Aquele que morreu e ressuscitou por eles.
Assim, daqui em diante,  já não conhecemos ninguém segundo a carne. Ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, agora já não O conhecemos assim.
Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram: tudo foi renovado.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 62 (63), 2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)
Refrão: A minha alma tem sede de Vós, Senhor, meu Deus.

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro,
como terra árida, sequiosa, sem água.

Quero contemplar-Vos no santuário,
para ver o vosso poder e a vossa glória.
A vossa graça vale mais que a vida;
por isso os meus lábios hão-de cantar-Vos louvores.

Assim Vos bendirei toda a minha vida
e em vosso louvor levantarei as mãos.
Serei saciado com saborosos manjares
e com vozes de júbilo Vos louvarei.

Porque Vos tornastes o meu refúgio,
exulto à sombra das vossas asas.
Unido a Vós estou, Senhor,
a vossa mão me serve de amparo.

ALELUIA

Refrão: Aleluia.
Diz-nos, Maria: Que viste no caminho?
Vi o sepulcro de Cristo vivo e a glória do Ressuscitado
. Refrão

EVANGELHO Jo 20, 1.11-18
«Mulher, porque choras? A quem procuras?»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. E ficou a chorar junto do sepulcro.
Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois Anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os Anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?». Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus:
«Mulher, porque choras? A quem procuras?». Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!». Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!». Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito.

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Ao celebrarmos a memória de Santa Maria Madalena,
nós Vos suplicamos, Senhor:
assim como Jesus Cristo, vosso Filho,
recebeu o testemunho do seu amor,
aceitai, Vós também, benignamente
estes dons que Vos apresentamos.
Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. 2 Cor 5, 14-15
Se amamos a Cristo, não vivamos para nós mesmos,
mas para Aquele que por nós morreu e ressuscitou.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor,
fazei, que a participação nestes santos mistérios
acenda em nós o amor ardente de Santa Maria Madalena
a Jesus Cristo, seu Mestre e Senhor.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


«Ama e faz o que quiseres».

SANTO AGOSTINHO


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA:

ORAÇÃO:
Senhor, concedei-nos que anunciemos a Cristo ressuscitado.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

                        09.00 horas: Missa em Almodôvar
                                               + José Domingos Casaca
                                               + Manuel António Mestre Guerreiro
                                               + Natália Conceição Silva e familiares falecidos
                  
                        11.00 horas: Missa em Gomes Aires
                                               + Manuel da Silva Guerreiro
                                               + José Mestre e esposa
                                               + Alzira da Silva e filha Dolores

                                  
INTENÇÕES DO SANTO PADRE

JULHO 2014

Universal:
Desporto e humanização
Para que a prática do desporto seja sempre oportunidade de fraternidade e crescimento humano.

Pela Evangelização:
Missionários leigos
Para que o Espírito Santo sustenha o serviço dos leigos que anunciam o Evangelho nos países mais pobres.





Sem comentários:

Enviar um comentário