sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

 
 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Sábado, 07 de dezembro de 2013


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais




Sábadoda I semana do advento


 

Sábado

S. AMBRÓSIO, bispo e doutor da Igreja

Nota histórica:

Nascido em Tréveris, cerca do ano 340, de uma família romana, fez os seus estudos em Roma e iniciou em Sírmio a carreira pública. Em 374, vivendo em Milão, foi inesperadamente eleito para bispo da cidade e recebeu a ordenação em 7 de Dezembro. Fiel cumpridor do seu dever, distinguiu-se sobretudo na caridade para com todos, como verdadeiro pastor e mestre dos fiéis. Defendeu corajosamente os direitos da Igreja; com seus escritos e sua actividade ilustrou a verdadeira doutrina contra o arianismo. Morreu no Sábado Santo, em 4 de Abril de 397.

Missa:

ANTÍFONA DE ENTRADA Dan 12, 3
Os sábios resplandecerão como a luz do firmamento
e os que ensinam à multidão os caminhos da justiça
brilharão como estrelas por toda a eternidade

ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que nos destes em Santo Ambrósio um mestre insigne da fé católica e um exemplo de apostólica fortaleza, fazei surgir na Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com firmeza e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 30, 19-21.23-26
«À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti»

Leitura do Livro de Isaías

Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: «Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, tu não voltarás a chorar. À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti; logo que ouvir os teus clamores, Ele te responderá. O Senhor poderá dar-te a comer o pão da angústia e a beber a água da tribulação; mas Aquele que te ensina não Se esconderá mais e os teus olhos verão Aquele que te ensina. Se te desvias para a direita ou para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão dizer atrás de ti: ‘É este o caminho; segui por ele’. O Senhor te dará a chuva para a semente que tiveres lançado à terra e o pão que a terra produzir será farto e nutritivo. Nesse dia, os teus rebanhos pastarão em extensos prados; os bois e os jumentos que lavram a terra comerão forragem com sal, limpa com a pá e a joeira. Em todo o alto monte e em toda a colina elevada, haverá regatos e águas correntes, no dia da grande mortandade, quando as torres se desmoronarem. Então a claridade da lua será como a luz do sol e a luz do sol ficará sete vezes mais forte; nesse dia, o Senhor tratará as chagas do seu povo e curará as feridas dos seus golpes».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 146 (147), 1-2.3-4.5-6 (R. Is 30, 18)
Refrão: Felizes os que esperam no Senhor. Repete-se

Louvai o Senhor, porque é bom cantar,
é agradável e justo celebrar o seu louvor.
O Senhor edificou Jerusalém,
congregou os dispersos de Israel. Refrão

Sarou os corações dilacerados
e ligou as suas feridas.
Fixou o número das estrelas
e deu a cada uma o seu nome. Refrão

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso,
é sem limites a sua sabedoria.
O Senhor conforta os humildes
e abate os ímpios até ao chão. Refrão

ALELUIA Is 33, 22
Refrão: Aleluia Repete-se

O Senhor é o nosso legislador, o nosso juiz,
o nosso rei:
Ele próprio vem salvar-nos. Refrão

EVANGELHO Mt 9, 35 – 10, 1.6-8
«Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Desça sobre nós, Senhor, o vosso Espírito Santo, na celebração dos divinos mistérios, e nos ilumine com a luz da fé que levou Santo Ambrósio a anunciar ao mundo a vossa glória. Por Nosso Senhor

Prefácio do Advento I

ANTÍFONA DA COMUNHÃO (Lc 22,42)
Este é o servo fiel e prudente, que o Senhor pôs à frente da sua família, para dar a seu tempo a cada um a sua medida de trigo

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos fortalecestes neste divino sacramento, ajudai-nos a seguir de tal modo os ensinamentos de Santo Ambrósio, que, progredindo corajosamente nos vossos caminhos, nos preparemos para a alegria do banquete eterno. Por nosso Senhor



«Aproveitemos todos os instantes para fazer alguém feliz»



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA Is 30, 19-21.23-26: A última palavra desta primeira semana do Advento é uma palavra de consolação e de grande esperança, porque Deus está sempre com o seu povo, tem misericórdia dele, guia-o pelo caminho seguro, não lhe faltará com o necessário, será o médico para os seus males. Todas estas imagens, que não se hão-de entender de maneira material, evocam a felicidade dos tempos do Messias; Ele há-de reconduzir o homem ao paraíso reencontrado.

Mt 9, 35 – 10, 1.6-8: Que a leitura de Isaías, anteriormente proclamada, se há-de entender, antes de mais, em sentido espiritual, mostra-o esta passagem do Evangelho, que se lhe segue. Jesus percorre cidades e aldeias a proclamar a Boa-Nova do reino de Deus. E, como sinais desse reino no meio dos homens, faz uma série de obras boas, mostra compaixão pelas multidões fatigadas e abatidas, envia os seus discípulos com a sua própria missão, como prolongamento de Si mesmo, para realizarem as mesmas ações que Ele realizava. Agora, na Igreja e pela Igreja, o Senhor continua a sua vinda de salvação. Assim se manifesta que a história da salvação continua a realizar-se ao longo de todas as gerações.

meditação: - Jesus anuncia o Reino e cura. Por isso envia os seus discípulos a continuar a sua missão. Escolheu-nos para continuarmos a levar a sua ternura a todas as pessoas que vivem de coração dorido. Que fazemos no dia a dia para cumprir este encargo?

 ORAÇÃO: - Senhor, que me alegre por me chamares e enviares.


INTENÇÕES DO SANTO PADRE
Intenção Geral
Crianças vítimas de violência
Para que as crianças abandonadas ou vítimas de violência encontrem o amor e a protecção de que precisam.
Intenção Missionária
Preparar o Natal
Para que os cristãos, iluminados pelo Verbo Encarnado, preparem a vinda do Salvador.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

                            09.00: Missa em Almodôvar
                            14.00 horas: Missa em Corte Figueira Mendonça
                                                           + José João Madeira Vaz
                            15.00 horas: Missa no Dogueno
                                               + José Custódio Rodrigues
                            16.00 horas: Missa em Santa Cruz
                            18.00 horas: Missa em Almodôvar.
                  
  
                                              







Sem comentários:

Enviar um comentário