segunda-feira, 1 de julho de 2013

2013.07.02


PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


 Terça, 02 de Julho


Esquema da página:

        I.            Liturgia do dia
     II.            Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
   III.            Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  IV.            Atividades paroquiais


Terça da XIII semana do Tempo Comum



Terça
ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 46, 2
Louvai o Senhor, povos de toda a terra,
aclamai a Deus com brados de alegria.


ORAÇÃO COLETA
Senhor, que pela vossa graça nos tornastes filhos da luz,
não permitais que sejamos envolvidos pelas trevas do erro,
mas permaneçamos sempre no esplendor da verdade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I (anos ímpares) Gen 19, 15-29
«O Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo»

Leitura do Livro do Génesis

Naqueles dias, os Anjos que se tinham hospedado em casa de Lot insistiram com ele, dizendo: «Levanta-te, toma a tua esposa e as duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo de Sodoma». E, como ele hesitasse, os homens tomaram-no pela mão, assim como à esposa e às duas filhas, porque o Senhor queria poupá-los. Quando os levavam para fora da cidade, um deles disse: «Foge, se queres salvar a vida. Não olhes para trás, nem te demores em nenhum lugar da planície. Foge para os montes, para não pereceres». Lot respondeu: «Isso não, meu Senhor, eu te peço. O teu servo encontrou graça a teus olhos e mostraste-me uma grande misericórdia, salvando-me a vida. Mas não posso fugir para os montes, sem que a desgraça caia sobre mim e eu morra. Olha, perto daqui há uma pequena cidade, onde posso refugiar-me e escapar do perigo. Como a cidade é pequena, ali salvarei a vida». Ele respondeu: «Está bem. Concedo-te ainda esta graça: não destruirei a cidade de que falas. Foge depressa para lá, porque nada posso fazer, enquanto não tiveres lá chegado». – É por isso que se deu àquela cidade o nome de Soar –. Começava o sol a aparecer sobre a terra, quando Lot entrou em Soar. Então o Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo que vinham do alto dos céus. Destruiu aquelas cidades e toda a planície, bem como todos os seus habitantes e a vegetação da terra. Entretanto, a mulher de Lot olhou para trás e transformou-se numa estátua de sal. Abraão levantou-se muito cedo e foi ao local onde estivera na presença do Senhor. Olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a planície e viu o fumo que subia da terra, como fumo de uma fornalha. Foi assim que, ao destruir as cidades da planície, Deus se recordou de Abraão e fez que Lot escapasse à catástrofe, quando destruiu as cidades em que ele habitara.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 25 (26), 2-3.9-10.11-12 (R. 3a)
Refrão: Tenho sempre diante de mim a vossa bondade. Repete-se

Observai-me, Senhor, e ponde-me à prova,
purificai-me os rins e o coração.
Tenho sempre diante de mim a vossa bondade
e deixo-me guiar pela vossa verdade. Refrão

Não permitais que a minha alma
se junte aos pecadores,
nem a minha vida aos homens sanguinários.
Suas mãos estão cheias de crimes
e a sua dextra foi subornada. Refrão

Eu, porém, procedo com rectidão:
salvai-me e tende piedade de mim.
Os meus pés seguem por caminho recto:
nas assembleias bendirei o Senhor. Refrão


ALELUIA Salmo 129 (130), 5
Refrão: Aleluia Repete-se
Eu confio no Senhor,
a minha alma espera na sua palavra. Refrão

EVANGELHO Mt 8, 23-27
«Levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar
e fez-se grande bonança»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n’O. Entretanto, levantou-se no mar tão grande tormenta que as ondas cobriam o barco. Jesus dormia. Aproximaram-se os discípulos e acordaram-n’O, dizendo: «Salva-nos, Senhor, que estamos perdidos». Disse-lhes Jesus: «Porque temeis, homens de pouca fé?». Então levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor nosso Deus,
que assegurais a eficácia dos vossos sacramentos,
fazei que este serviço divino
seja digno dos mistérios que celebramos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 102, 1
A minha alma louva o Senhor,
todo o meu ser bendiz o seu nome santo.

Ou cf. Jo 17, 20-21
Pai santo, Eu rogo por aqueles que hão-de acreditar em Mim,
para que sejam em Nós confirmados na unidade
e o mundo acredite que Tu Me enviaste.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Concedei-nos, Senhor,
que o Corpo e o Sangue do vosso Filho,
oferecidos em sacrifício e recebidos em comunhão,
nos dêem a verdadeira vida,
para que, unidos convosco em amor eterno,
dêmos frutos que permaneçam para sempre.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».

Mateus 8,23-27

                   
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA: - Gen 19, 15-29: Estas duas cidades são o símbolo do pecado e da impiedade, e o castigo que sofreram manifesta que Deus não pode pactuar com o mal, mas que, mesmo no meio das maiores catástrofes, Ele sabe sempre salvar e libertar. A história dos homens, mesmo quando ela é uma história de pecado, torna-se, pela ação de Deus nela, história de salvação.

Mt 8, 23-27: Os discípulos mostraram-se “homens de pouca fé”, ao pensarem que Jesus a dormir não os poderia salvar! “Homens de pouca fé”, também nós o somos, quando, no meio das calamidades da vida, não percebemos que o Senhor continua presente e não O invocamos, a Ele que está sempre pronto a salvar-nos.

ORAÇÃO:
- Senhor, que pela vossa graça nos tornastes filhos da luz, concedei que  permaneçamos sempre no esplendor da verdade.



INTENÇÕES DO SANTO PADRE - JULHO
Intenção Geral: Jornada Mundial da Juventude:
Para que a Jornada Mundial da Juventude no Brasil anime todos os jovens cristãos a tornarem-se discípulos e missionários do Evangelho.
Intenção Missionária: Evangelização na Ásia:
Para que, na Ásia, se abram as portas aos mensageiros do Evangelho.



ATIVIDADES PAROQUIAIS
                            09.00 horas: Missa em Almodôvar
                            18.00 horas: encontro do Movimento dos Cursillistas
                           


AGENDA PAROQUIAL
2013.07.01-07



DIA
INTENÇÃO
A PEDIDO
01 – Segunda
+ Francisco Mestre Guerreiro
+António Domingos Simão Messias
+ Maria José Torres Bernardino e Maria de Jesus
+ Domingos Francisco Messias e Maria José Simão
+ António Paixão e familiares falecidos
Esposa e filhos
Esposa e filhos
Rafael Bernardino
Maria Cândida
Mariana Vitalina
02 – Terça


03 – Quarta
+ Custódio Dias, Clarisse Gonçalves Dias e Lucinda da Conceição
Maria Domitília
04 – Quinta
+ Teresa Palhinha
+ João Luís – Aniv. De nascimento
+Manuel João Sousa, esposa e familiares falecidos
Marido e filhos
Esposa e filhos
Família
05 – Sexta
+ Francisco Teixeira Colaço
+ Jacinto Manuel Dias
Apostolado da Oração
Esposa
Esposa e filhos
06 – Sábado
Promessa dos escuteiros

07 – Domingo
Comunidade


Ø Todos os dias, depois da Missa oportunidade para confissões
Ø Terça, dia 02, às 18.00 horas: Encontro dos cursilhos de cristandade
Ø Quarta, dia 03, às 21.00 horas: ensaio de canto
Ø Quinta, às 21.00 horas: adoração ao santíssimo
Ø Sexta, às 17, 30, reunião do Movimento do Apostolado de Oração
Ø Sexta, às 21.00 horas: Vigília dos escuteiros
Ø Sábado, às 09.00 horas: Promessa dos escuteiros
Ø Domingo, às 17.00 horas: ordenação sacerdotal do diácono José Bravo em Beja



Sem comentários:

Enviar um comentário