quinta-feira, 25 de abril de 2013


     

 PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Sexta, 26 de Abril


Esquema da página:

        I.            Liturgia do dia
     II.            Frase do dia
   III.            Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
  IV.            Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
     V.            Atividades da paróquia
  VI.            Acontecimentos do dia


LITURGIA DIÁRIA
Sexta da IV semana de Páscoa
  


ANTÍFONA DE ENTRADA Ap 5, 9-10
Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue,
de todas as tribos, línguas, povos e nações,
e fizestes de nós, para Deus, um reino de sacerdotes. Aleluia.

ORAÇÃO COLETA
Senhor, fonte da liberdade e da salvação, ouvi a voz das nossas súplicas e fazei que vivam por Vós e em Vós encontrem a felicidade eterna aqueles que remistes pelo Sangue do vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Atos 13, 26-33
«Deus cumpriu a sua promessa, ressuscitando Jesus»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, disse Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia: «Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que temeis a Deus, a nós foi dirigida esta palavra da salvação. Na verdade, os habitantes de Jerusalém e os seus chefes não quiseram reconhecer Jesus, mas, condenando-O, cumpriram as palavras dos Profetas que se lêem cada sábado. Embora não tivessem encontrado nada que merecesse a morte, pediram a Pilatos que O mandasse matar. Cumprindo tudo o que estava escrito acerca d’Ele, desceram-no da cruz e depuseram-n’O no sepulcro. Mas Deus ressuscitou-O dos mortos e Ele apareceu durante muitos dias àqueles que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém e são agora suas testemunhas diante do povo. Nós vos anunciamos a boa nova de que a promessa feita a nossos pais, Deus a cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei’».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 2, 6-7.8-9.10-11 (R. 7)
Refrão: Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

«Fui Eu quem ungiu o meu Rei
sobre Sião, minha montanha sagrada».
Vou proclamar o decreto do Senhor.
Ele disse-me: «Tu és meu filho, Eu hoje te gerei. Refrão

Pede-me e te darei as nações por herança
e os confins da terra para teu domínio.
Hás-de governá-los com ceptro de ferro,
quebrá-los como vasos de barro». Refrão

E agora, ó reis, tomai sentido,
atendei, vós que governais a terra.
Servi o Senhor com temor,
aclamai-O com reverência. Refrão

ALELUIA Jo 14, 6
Refrão: Aleluia Repete-se

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor;
ninguém vai ao Pai senão por Mim. Refrão

EVANGELHO Jo 14, 1-6
«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?» Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».

Palavra da salvação
.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Acolhei benignamente, Senhor, os dons da vossa família e concedei-lhe o auxílio da vossa proteção, para que não perca as graças recebidas e alcance os bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio pascal

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Rom 4, 25
Cristo foi entregue à morte pelos nossos pecados
e ressuscitou para nossa justificação. Aleluia.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Guardai sempre, Senhor, com paternal bondade o povo que salvastes, para que se alegrem com a ressurreição do vosso Filho aqueles que foram redimidos pela sua paixão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».

JESUS


                       MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 
     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra



LEITURA - Atos 13, 26-33: As passagens da história da salvação recordadas pelo Apóstolo desde o principio deste discurso, apresenta-as ele hoje como tendo sido realizadas em Jesus no seu mistério pascal. É uma promessa que vem de longe, desde os tempos dos seus pais, os antigos patriarcas do povo de Deus, e que Deus cumpriu ao ressuscitar Jesus de entre os mortos. De facto, o mistério pascal é a síntese e o vértice para onde caminha toda a história da salvação.
Jo 14, 1-6: As grandes revelações da última Ceia, o tom direto das palavras de Jesus, são um belo testamento do seu Coração. No limite da sua vida terrena, quando os seus inimigos pensam ver tudo acabado, Jesus afirma-Se claramente como o caminho por onde os homens podem chegar ao Pai, e a sua morte é realmente a porta por onde passa este caminho, que os leva à vida.

Meditação:- Sabemos o Caminho: podemos chegar à casa do Pai. Os passos do Ressuscitado recordam-nos que Ele é o Caminho; as palavras e as obras sussurram fortemente que Ele é a Verdade; a presença ativa do Espírito  nos assegura no meio dste mundo que Ele é a Vida.

ORAÇÃO: - Pai, obrigado por nos enviares o Filho; obrigado par nos teres aberto as portas da tua Casa, por nos mostrares o Caminho pelo qual podemos seguir com segurança.

INTENÇÕES DO SANTO PADRE - ABRIL

Intenção Geral:

Fé celebrada, fonte de vida
- Para que a celebração pública e orante da fé seja fonte de vida para os crentes.

Intenção Missionária:

Igrejas, sinal de ressurreição
- Para que as Igrejas locais das zonas de missão sejam sinal e instrumento de esperança e de ressurreição.



  ATIVIDADES PAROQUIAIS:

                   09.00 horas: Missa em Almodôvar
                   17.00 horas: Catequese infantil
                   21.00 horas: Catequese de adultos.


Acontecimentos do dia:

Reuniram-se hoje em Loulé os religiosos e religiosas das três províncias eclesiásticas do Sul. Estiveram presentes, para além dos bispos do Algarve e de Beja, cerca de cem consagrados/as. A reflexão esteve a cargo de D. António Couto, bispo de Lamego que, durante todo o dia, nos apresentou os temas Profecia e Fé. As palestras foram da parte da manhã e na parte da tarde. O dia terminou com Missa concelebrada no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, também chamado Santuário da Mãe Soberana.
O encontro terminou pelas 18.00 horas.

D. António Couto proferindo a conferência
Exterior do Santuário
Interior do Santuário
Vista parcial de Loulé a partir do Santuário



Sem comentários:

Enviar um comentário