terça-feira, 18 de dezembro de 2012


pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

Quarta, 19 de Dezembro


Esquema da página:

I.              Liturgia do dia
II.            Frase do dia
III.           Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
IV.          Informação paroquial
V.            Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente.
VI.          A voz do Pastor


LITURGIA DIA A DIA


III SEMANA DO ADVENTO







ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Hebr 10, 37

Aquele que há-de vir não tardará.
Nunca mais haverá temor na nossa terra,
porque Ele é o Salvador do mundo.


ORAÇÃO COLETA

Senhor nosso Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo nascimento do Filho da Virgem Maria, concedei-nos a graça de celebrar o grande mistério da encarnação com verdadeira fé e sincera piedade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Jz 13, 2-7.24-25a
É anunciado pelo Anjo o nascimento de Sansão
Leitura do Livro dos Juízes
Naqueles dias, vivia em Soreá um homem da tribo de Dã, chamado Manoé, cuja mulher, sendo estéril, não tinha filhos. O Anjo do Senhor apareceu a essa mulher e disse-lhe: «És estéril e sem filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. Agora tem cuidado: não bebas vinho nem outra bebida alcoólica, nem comas nada impuro, porque vais conceber e dar à luz um filho. A navalha não tocará na sua cabeça, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus». A mulher foi dizer ao marido: «Veio ter comigo um homem de Deus. Tinha o aspeto de um Anjo do Senhor, cheio de majestade. Não lhe perguntei donde vinha, nem ele me revelou o seu nome. Mas disse-me: «Conceberás e darás à luz um filho. Agora não bebas vinho nem outra bebida alcoólica e não comas nada impuro, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno até ao dia da sua morte». A mulher deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor abençoou-o.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 70 (71), 3-4a.5-6ab.16-17 (R. cf. 8ab)

Refrão: A minha boca cantará a vossa glória. Repete-se

Sede para mim um refúgio seguro,
a fortaleza da minha salvação.
Vós sois a minha defesa e o meu refúgio:
meu Deus, salvai-me do pecador. Refrão

Sois Vós, Senhor, a minha esperança,
a minha confiança desde a juventude.
Desde o nascimento Vós me sustentais,
desde o seio materno sois o meu protector. Refrão

Meu Deus, hei-de narrar os vossos feitos grandiosos,
recordarei, Senhor, a vossa justiça sem igual.
Desde a juventude Vós me ensinais
e até hoje anunciei sempre os vossos prodígios. Refrão


ALELUIA
Refrão: Aleluia Repete-se
Ó rebento da raiz de Jessé,
sinal erguido diante dos povos:
vinde libertar-nos, não tardeis mais. Refrão

EVANGELHO Lc 1, 5-25
É anunciado pelo Anjo Gabriel o nascimento de João Baptista

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor». Zacarias disse ao Anjo: «Como hei-de saber que é assim, se eu estou velho e a minha esposa de idade avançada?». O Anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel, que assisto na presença de Deus e fui enviado para te anunciar esta boa nova. Mas tu vais guardar silêncio, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto aconteça, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão a seu tempo. Entretanto, o povo esperava por Zacarias e admirava-se por ele se demorar no Santuário. Quando ele saiu, não lhes podia falar e então compreenderam que tinha tido uma visão no Santuário. Ele fazia-lhes sinais e continuava mudo. Ao terminarem os seus dias de serviço, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, Isabel, sua esposa, concebeu e permaneceu oculta durante cinco meses, dizendo: «Assim procedeu o Senhor para comigo nos dias em que Se dignou livrar-me desta desonra diante dos homens».
Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
 Olhai benignamente, Senhor, para os dons que trazemos ao vosso altar: santificai a oferta da nossa pobreza com o poder do vosso Espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Advento II

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Lc 1, 78-79
O Senhor nos visitará como sol nascente,
para dirigir os nossos passos no caminho da paz.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Nós Vos damos graças, Deus omnipotente, pelos dons que recebemos e Vos pedimos que acendais em nós a esperança dos bens prometidos, para que possamos celebrar, com espírito renovado, o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


«É preciso viver bem o advento para merecer um Santo Natal”.

                                                                                                                                                                                                 
 
                       Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA - Lc 1, 5-25 : Na aurora do Novo Testamento, o anúncio do nascimento do Precursor manifesta, mais ainda que o do nascimento de Sansão, os insondáveis caminhos de Deus, sempre cheios de misericórdia e portadores da salvação para os homens. Esta só não atingirá quem não a acolher na fé, como, a princípio, aconteceu com Zacarias, que, por isso, ficou mudo.

Meditação: - A história da salvação tem sempre protagonistas humanos que escutam a Palavra e acreditam na capacidade de Deus de tornar possível o aparentemente impossível. Hoje cada um de nós continua a ser destinatárioda sua voz e chamados a ser seus mediadores no mundo.

ORAÇÃO: Obrigado, Senhor, por seres nosso companheiro e construtor da história.



AGENDA PAROQUIAL
          09.00 horas: Missa em Almodôvar
        
         14.00 horas: Funeral em Gomes Aires
         15.00 horas: Missa em Corte Zorrinho
          21.00 horas: Ensaio de canto



       INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

MÊS DE DEZEMBRO:

Intenção Geral:
EMIGRANTES, SERES HUMANOS A RESPEITAR

Para que, em todo o mundo, os emigrantes sejam acolhidos, especialmente pelas comunidades cristãs, com generosidade e autêntica caridade.
Intenção Missionária:
CRISTO, LUZ PARA A HUMANIDADE
Para que Cristo Se revele a toda a humanidade com a luz que procede de Belém e se reflete no rosto da sua Igreja.



A VOZ DO PASTOR:


Fascínio da criança e Natal de Jesus

1. O sofrimento das crianças comove
Quando, nestes dias, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América do Norte, falava das vítimas dos disparos tresloucados de um jovem de Newtown, a maioria crianças entre os 5 e os 6 anos, e lembrava casos semelhantes ocorridos na América, comoveu-se e teve de limpar algumas lágrimas que lhe corriam da vista. Dizia ele que nessa noite os pais dessas crianças não as poderiam abraçar e dizer-lhes que as amavam, como ele e sua esposa o fariam com seus filhos. E apelava para a oração.
Na verdade, o sofrimento e a morte de pessoas indefesas, sobretudo se vítimas da maldade e da violência de adultos, toca profundamente a nossa sensibilidade e muitos perguntam como isso é possível. Alguns até fazem disso motivo para pôr Deus em causa e bani-lo da sua mente.
Pensa-se, e bem, na ajuda psicológica dos sobreviventes e das famílias atingidas. Mas muitas vezes esquece-se a ajuda espiritual, proveniente da fé e da oração. Obama pediu oração. O pároco da única paróquia católica de Newtown acorreu ao local poucos minutos depois, para ajudar as famílias e as pessoas da escola onde se deu o massacre. E a diocese pediu aos padres da vizinhança para irem ajudar. A paróquia organizou momentos de oração durante toda a noite, mantendo a igreja aberta.
Na Europa laica ignora-se muitas vezes o poder e a ajuda da oração e da fé. Embora não devendo lembrar-nos de Deus apenas quando nos sentimos impotentes, a fé em Deus, a educação moral e religiosa e a família contribuem para evitar tragédias como esta. Como alguém dizia, retirando Deus dos nossos ambientes e desvalorizando a família, permitimos que o egoísmo, a frieza e a violência determinem as relações humanas e sociais.
Sem abertura à transcendência, na fé, sem a experiência de amar e ser amado desde a concepção e o nascimento, o que apenas pode acontecer em famílias estruturadas, reina o egoismo coletivo e o bem comum torna-se o parente pobre da vida social, laboral, económica e política. Por isso não nos admiremos com a situação presente. Mas não pactuemos com ela.

2. Natal mostra-nos o caminho
Sentindo os problemas e angústias do nosso tempo, pergunto-me o que fazer, para construirmos uma sociedade mais fraterna. Como cristãos, como celebrar e viver o Natal?
Em primeiro lugar, acolhendo a manifestação do amor sem limites de Deus para com a sua criatura, assumindo a nossa condição, em tudo igual a nós, excepto no pecado, confiando-se a nós e entregando-se por nós. Ainda que uma mãe esqueça o filho que trouxe nas suas entranhas e amamenta, diz Deus pelo profeta Isaias (49, 15), eu não me esquecerei de vós. Diante da criança de Belém ajoelharam-se os pastores e os sábios, reconhecendo nela a glória de Deus e o Salvador prometido. O mesmo se pede a cada um de nós, um coração simples, acolhedor, aberto, contemplativo e grato.
Em segundo lugar, alargando a nossa gratidão e amor a todos aqueles que fazem parte da nossa vida, das nossas relações desde que nascemos. A família de sangue é a primeira instância do nosso trajeto de vida. Daí a tradição tão própria do Natal, o encontro da família. Apesar da crise e da austeridade, todos tentaremos reunir-nos à volta da mesma mesa, indo ao encontro daqueles que ainda ou já não podem vir até nós, devido à idade ou doença. Oxalá também nos juntemos à volta da mesa na oração da comunidade de fé, a família espiritual, em que Deus se torna presente como amigo e salvador de todos!
Por último, saltando muitas etapas da nossa vivência de Natal, acolhendo também como membros da nossa família, porque também filhos de Deus, todos os que sofrem por falta de amor, de teto, de trabalho e de pão. Nesta relação de gratuidade para quem não nos pode retribuir, vivemos a profundidade do Natal, do amor gratuito e solidário de Deus para connosco.
Não nos esqueçamos de partilhar os nossos presentes e sobretudo o nosso tempo e presença junto daqueles que a sociedade esquece e marginaliza. Se gosta de ajudar e tem pouco tempo ou quer permanecer anónimo, saiba que a diocese de Beja tem um fundo de emergência social, gerido pela Caritas, com o NIB nº 001 000 001 988 939 001 445 e agradece a sua generosidade para poder ajudar quem mais precisa.
Com esta visão e estas atitudes natalícias, cantemos também nós: Glória a Deus nos céus e paz na terra aos homens de boa vontade. A todos os diocesanos, leitores e ouvintes, o Bispo de Beja deseja Natal de amor e de paz e um ano de 2013 rico em vivências de boa vizinhança e solidariedade.

† António Vitalino, Bispo de Beja.

Sem comentários:

Enviar um comentário