segunda-feira, 3 de dezembro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

 Terça, 04 de Dezembro


Esquema da página:

I.              Liturgia do dia
II.            Frase do dia
III.           Oração bíblica na base das leituras da Missa do dia
IV.          Informação paroquial
V.            Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
VI.          Voz do Pastor: Nota semanal de D. António Vitalino, bispo de Beja.


LITURGIA DIA A DIA


Segunda, I semana do Advento

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Zac 14, 5.7 

O Senhor virá com todos os seus Santos.
Naquele dia brilhará uma grande luz.

ORAÇÃO COLETA

Ouvi, Senhor, benignamente as nossas súplicas e vinde em nosso auxílio nas lutas e dificuldades da vida, para que, reconfortados pela presença do vosso Filho, sejamos livres da antiga escravidão do pecado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Is 11, 1-10

«Sobre ele repousará o espírito do Senhor»

Leitura do Livro de Isaías

Naquele dia, sairá um ramo do tronco de Jessé e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus. Animado assim do temor de Deus, não julgará segundo as aparências, nem decidirá pelo que ouvir dizer. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças retas os humildes do povo. Com o chicote da sua palavra atingirá o violento e com o sopro dos seus lábios exterminará o ímpio. A justiça será a faixa dos seus rins e a lealdade a cintura dos seus flancos. O lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias dormirão lado a lado; e o leão comerá feno como o boi. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra e o menino meterá a mão na toca da víbora. Não mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte: o conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar. Nesse dia, a raiz de Jessé surgirá como bandeira dos povos; as nações virão procurá-la e a sua morada será gloriosa.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL 71 (72), 2.7-8.12-13.17 (R. cf. 7) 

Refrão: Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre. Repete-se

Ó Deus, dai ao rei o poder de julgar
e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade. Refrão

Florescerá a justiça nos seus dias
e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Ele dominará de um ao outro mar,
do grande rio até aos confins da terra. Refrão

Socorrerá o pobre que pede auxílio
e o miserável que não tem amparo.
Terá compaixão dos fracos e dos pobres
e defenderá a vida dos oprimidos. Refrão

O seu nome será eternamente bendito
e durará tanto como a luz do sol;
nele serão abençoadas todas as nações,
todos os povos da terra o hão-de bendizer. Refrão


ALELUIA 

Refrão: Aleluia Repete-se

O Senhor virá com poder e majestade
e iluminará os olhos dos seus fiéis. Refrão


EVANGELHO Lc 10, 21-24

Jesus exulta de alegria pela ação do Espírito Santo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 

Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO 2 Tim 4, 8 

O Senhor dará a coroa da justiça
àqueles que esperam com amor a sua vinda.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 

Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento, nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



“Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre”.

                                                                                                                                                                                                 

 
                       Método de oração Bíblica

     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA: Is 11, 1-10 A vinda do Filho de Deus inaugura a era da paz universal, Ele que de judeus e pagãos fez um só povo. Esta era de paz, que só será perfeita quando Ele vier no fim dos tempos, é aqui descrita com imagens como as do paraíso reencontrado. E, como no princípio, tudo será fruto da ação do Espírito de Deus, Espírito que Jesus recebeu do Pai em plenitude, e nos comunicou a nós também. Jesus aplicou um dia a Si próprio esta passagem do profeta (cf. Lc 4,16ss).

 Lc 10, 21-24: Toda a vida de Jesus, o Messias enviado pelo Pai, manifestou que Ele estava cheio do Espírito Santo, que vivia movido por Ele e por Ele estava unido ao Pai, como se vê nesta passagem. A ação do Espírito Santo há-de revelar-se particularmente a partir do Mistério Pascal do Senhor e será essa ação do Espírito Santo que vai renovar a face da terra, como se há-de cantar no último dia do Tempo Pascal, no dia de Pentecostes. Desde já começamos a olhar para esse ponto de chegada da Páscoa do Senhor.

MEDITAÇÃO: Também a nós se revelou Jesus e continua a revelar-se. Conhecemos a Jesus com mais ou menos profundidade, e podemos ir avançando nesse caminho descobrindo o seu rosto no evangelho da vida. Qual é tua experiência pessoal, no que se refere ao seguimento de Jesus? Já sentiste como Deus se revela aos que não complicam e olham a realidade com simplicidade?

Oração: Senhor ajuda-me a esperar em Ti.


AGENDA PAROQUIAL:

Almodôvar

Missa às 09.00 horas:


 14.00-18.30 horas: Catequese juvenil
21.00 horas: Novena de preparação para a festa da Imaculada Conceição.
21.00 horas: Ultreia
21.00 horas: Confissões em Ourique.





       INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:


MÊS DE DEZEMBRO:

Intenção Geral:
EMIGRANTES, SERES HUMANOS A RESPEITAR

Para que, em todo o mundo, os emigrantes sejam acolhidos, especialmente pelas comunidades cristãs, com generosidade e autêntica caridade.
Intenção Missionária:
CRISTO, LUZ PARA A HUMANIDADE
Para que Cristo Se revele a toda a humanidade com a luz que procede de Belém e se reflete no rosto da sua Igreja.


A Voz do Pastor


Sínodo diocesano de Beja


1. Busca da Verdade

A Verdade te libertará, é o lema escolhido para o nosso Sínodo diocesano de Beja, singularizando uma frase de Jesus (Jo 8, 32), dirigida aos judeus que começavam a acreditar na sua Palavra. Mas o que é a Verdade e como a podemos conhecer?, perguntou Pilatos a Jesus (Jo 18, 38), mas sem intenção de aderir a ela?

É próprio do ser humano o desejo profundo de conhecer a verdade do seu ser, descobrir o sentido da sua existência e de tudo o que o rodeia, assim como de sentir-se amado. Esta é uma inquietação que acompanha toda a história da humanidade. Muitas e variadas respostas têm sido dadas, no entanto continuamos a procurar. Jesus Cristo não hesitou em afirmar: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem me vê, vê o Pai (Jo 14, 5).

Apesar desta afirmação clara e convicta, os seus discípulos, depois de terem acompanhado Jesus durante três anos, terem visto os seus milagres e a sua vida toda entregue ao Pai e aos seus contemporâneos mais sofredores, muitos rejeitados pela sociedade instalada no poder político e religioso, apesar disso não compreenderam o Mestre, que veio para servir e dar a vida pela nossa salvação, e não para ser servido. Por isso Jesus lhes diz: o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse (Jo 14, 25).

Foi realmente o Espírito Santo que deu aos discípulos a sabedoria e a força para serem testemunhas de Jesus morto e ressuscitado (Act 2, 1 ss). E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem (Act 5, 32). E quando surgem os problemas nas primeiras comunidades cristãs, compostas por convertidos provenientes do judaísmo e do paganismo, os Apóstolos reúnem-se em Jerusalém, fazem o discernimento da atitude a adotar, para que, apesar da diferença cultural, convivam em paz. Deus não fez qualquer acepção entre eles (os convertidos provenientes do paganismo) e nós, visto ter purificado os seus corações pela fé (Act 15, 9), diz Pedro aos participantes dessa primeira magna assembleia, o primeiro sínodo da vida da Igreja.

Também nós hoje, cristãos residentes no Alentejo, nos reunimos para discernir, com a luz e a força do Espírito Santo, porquê somos discípulos tão tímidos de Jesus, não compreendemos e não aderimos à Verdade que nos propõe e o testemunho da nossa fé não atrai os nossos contemporâneos. As causas da indiferença estarão apenas de um lado, da parte de fora dos muros das nossas igrejas e das nossas comunidades, ou também do lado de dentro?

A atitude de Pilatos está generalizada neste mundo global. Vivemos muito para nós mesmos e não a partir dos outros, da Verdade, que nos liberta. Estamos prisioneiros do nosso individualismo. Por isso precisamos de nos abrir ao Espirito Santo e com Ele ver a nossa vida e os nossos contemporâneos, para os olharmos com os olhos de Jeus e nos aproximamos deles com um coração compassivo e misericordioso como o do nosso Mestre, para que quem está de fora possa também hoje dizer: vede como eles se amam e quem está dentro exclame: ai de mim se não evangelizar (1 Co 9, 16).

2. Descobrir caminhos de esperança

Se amamos a Deus, que se manifestou ao mundo em Jesus Cristo, na sua vida e mensagem, e se, como Jesus Cristo, amamos os nossos irmãos, sobretudo os mais desprotegidos da sorte e dos poderes deste mundo, iremos ajudar os nossos contemporâneos e conterrâneos a descobrir a verdade do seu ser e o sentido da sua vida e estaremos a ser portadores da boa nova para a nossa sociedade deprimida.

A Palavra da Verdade está perto de cada um de nós, está na nossa boca e coração, para que a possamos pôr em prática, podemos também nós constatar com o livro do Deuteronómio (30, 14). Mas a Verdade tem muitas linguagens e modos de expressão. Decifrar essas linguagens, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e da cultura do nosso tempo é um dos compromissos deste Sínodo. A beleza expressa nas artes, na música, na liturgia, na literatura e sobretudo na Palavra revelada apontam-nos caminhos de missão e evangelização. Mas há uma linguagem universal e de todos os tempos, acessível a todos, mas infelizmente muito negligenciada: a do amor ao próximo, como foi vivido por Jesus Cristo.

Na segunda leitura proclamada na celebração da Missa votiva do Divino Espírito Santo, num trecho da carta de S. Paulo aos Filipenses, isso está muito bem expresso: tende entre vós os mesmos sentimentos e a mesma caridade, numa só alma e num só coração...

Se as nossas vidas, as nossas comunidades, as paróquias, os movimentos, serviços e atividades apostólicas tiverem por trás esta atitude fundamental, seremos compreendidos não apenas pelos que habitualmente falam a nossa linguagem, mas também pela maioria dos que vivem outras referências culturais e prestaremos um grande serviço ao nosso povo, ajudando-o a descobrir o sentido da vida humana e a dignidade da pessoa, criada à imagem e semelhança de Deus, para viver no e para o amor. O resto é uma questão de aprendizagem, para sabermos exprimir as razões da nossa fé. Aqui começa a catequese, a formação cristã, que não pode ser simples repetição das verdades da fé, mas leitura e meditação orante da Palavra de Deus e das grandes interpelações da humanidade.

O Sínodo diocesano pretende despertar-nos para a nossa vida e missão, não apenas a partir de dentro da Igreja. mas também a partir de fora, dos sinais dos tempos, das pessoas que buscam a verdade das suas vidas e as águas cristalinas que dessedentam os caminhantes pelos desertos do mundo. Neste Sínodo queremos escutar os clamores do nosso povo e, no acolhimento e diálogo, na reflexão e na oração, descobrir caminhos e rotas seguros para o nosso peregrinar através da história.

† António Vitalino, Bispo de Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário