domingo, 2 de julho de 2017






PARÓQUIAS DE NISA





Segunda, 03 de julho de 2017








Segunda da XIII semana do tempo comum






SEGUNDA-FEIRA da semana XIII
S. Tomé, Apóstolo – FESTA
Vermelho – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos.
L 1 Ef 2, 19-22; Sal 116 (117), 1. 2
Ev Jo 20, 24-29

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.


 

S. TOMÉ, Apóstolo

Nota Histórica:
Tomé é conhecido entre os Apóstolos especialmente pela sua incredulidade que se desvaneceu na presença de Cristo ressuscitado; ele proclamou a fé pascal da Igreja: «Meu Senhor e meu Deus». Sobre a sua vida nada se sabe ao certo, além dos pormenores contidos no Evangelho. Diz-se que pregou o Evangelho na Índia. Desde o séc. VI celebra-se no dia 3 de Julho a memória da trasladação do seu corpo para Edessa.

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 117, 28
Eu Vos dou graças, porque sois o meu Deus.
Eu Vos glorifico, porque sois o meu Salvador.

Diz-se o Glória.


ORAÇÃO
Concedei-nos, Deus omnipotente,
a graça de celebrar com alegria a festa do apóstolo São Tomé,
de modo que, ajudados pela sua intercessão,
tenhamos a vida pela fé em Jesus Cristo,
que ele reconheceu como Senhor.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Ef 2, 19-22
«Edificados sobre o alicerce dos Apóstolos»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos:
Já não sois estrangeiros nem hóspedes,
mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas,
que tem Cristo como pedra angular.
Em Cristo, toda a construção, bem ajustada,
cresce para formar um templo santo do Senhor;
e em união com Ele, também vós sois integrados na construção,
para vos tornardes, no Espírito Santo, morada de Deus.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15)
Refrão: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho.


Louvai o Senhor, todas as nações,
aclamai-O, todos os povos.

É firme a sua misericórdia para connosco,
a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

ALELUIA Jo 20, 29
Refrão: Aleluia. Repete-se

Disse o Senhor a Tomé:
«Porque Me viste, acreditaste;
felizes os que acreditam sem terem visto. Refrão

EVANGELHO Jo 20, 24-29
«Meu Senhor e meu Deus!»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
 
Naquele tempo,
Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo,
não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe os outros discípulos:
«Vimos o Senhor».
Mas ele respondeu-lhes:
«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos,
se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado,
não acreditarei».
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa
e Tomé com eles.
Veio Jesus, estando as portas fechadas,
apresentou-Se no meio deles e disse:
«A paz esteja convosco».
Depois disse a Tomé:
«Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;
aproxima a tua mão e mete-a no meu lado;
e não sejas incrédulo, mas crente».
Tomé respondeu-Lhe:
«Meu Senhor e meu Deus!».
Disse-lhe Jesus:
«Porque Me viste acreditaste:
felizes os que acreditam sem terem visto».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Nós Vos apresentamos, Senhor,
a homenagem do nosso ministério,
na festa do apóstolo São Tomé,
e Vos pedimos que conserveis em nós os vossos dons
ao celebrarmos este sacrifício de louvor.
Por Nosso Senhor.

Prefácio dos Apóstolos

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Jo 20, 27
Disse Jesus a Tomé:
Com a tua mão reconhece o lugar dos cravos.
Não sejas incrédulo, mas fiel.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus eterno e todo-poderoso,
que nos destes neste sacramento
o Corpo do vosso Filho Unigénito,
fazei que, acreditando, com São Tomé,
que Ele é nosso Deus e Senhor,
dêmos testemunho, em palavras e obras,
desta fé que professamos.
Por Nosso Senhor.



« Não tenhais vergonha de ser um tesouro precioso na Igreja»


PAPA FRANCISCO AOS DOENTES EM FÁTIMA




MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS

ORAÇÃO: Senhor, concede-nos que amemos sempre a verdade.





AGENDA


17.30 horas: Funeral em Monte Claro
21.00 horas: Oração de louvor no Calvário




INTENÇÕES DO SANTO PADRE


JULHO

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo Padre:

INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO
Pelos nossos irmãos que se afastaram da fé, para que, através da nossa oração e do nosso testemunho evangélico, possam redescobrir a proximidade do Senhor misericordioso e a beleza da vida cristã.


Sem comentários:

Enviar um comentário