domingo, 7 de agosto de 2016



PARÓQUIAS DE NISA

Segunda, 08 de agosto de 2016




Segunda da XIX semana do tempo comum




SEGUNDA-FEIRA da semana XIX
S. Domingos, presbítero – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L1 Ez 1, 2-5. 24-28c; Sal 148, 1-2a. 11-12. 13. 14
Ev Mt 17, 22-27

S. DOMINGOS, presbítero


Nota Histórica

Nasceu em Caleruega (Espanha) cerca do ano 1170. Estudou Teologia em Palência e foi nomeado cónego da Igreja de Osma. Por meio da sua pregação e do exemplo da sua vida combateu com grande êxito a heresia dos Albigenses. Com os companheiros que aderiram a esta empresa fundou a Ordem dos Pregadores. Morreu em Bolonha no dia 6 de Agosto de 1221.


 MISSA:

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 23, 5-6
Estes são os Santos que receberam a bênção do Senhor
e a misericórdia de Deus, seu Salvador.
Esta é a geração dos que procuram o Senhor.

ORAÇÃO
Venha, Senhor, em auxílio da vossa Igreja São Domingos, ilustre pregador da verdade, para que sejamos sempre iluminados pela sua doutrina e protegidos pela sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos pares) Ez 1, 2-5.24-28c
«Era a imagem da glória do Senhor»


Leitura da Profecia de Ezequiel

No dia cinco do mês, no quinto ano do exílio do rei Jeconias, foi dirigida a palavra do Senhor ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, no país dos caldeus, nas margens do rio Quebar. Ali pairou sobre ele a mão do Senhor. Eu vi aproximar-se um vento impetuoso que vinha do norte e uma grande nuvem com um clarão à volta e um fogo cintilante; do meio do fogo irradiava uma espécie de metal refulgente. No centro distinguia-se a imagem de quatro seres vivos que tinham aspeto humano. Quando caminhavam, eu ouvia o ruído das suas asas, semelhante ao marulhar das torrentes caudalosas, semelhante à voz do Omnipotente, como o fragor da tempestade, como o tumulto dum campo de batalha. Mas quando paravam, recolhiam as asas. Ouvia-se uma voz por cima da abóbada que havia sobre as suas cabeças. Sobre a abóbada que havia por cima das suas cabeças, estava uma espécie de pedra de safira em forma de trono e, sobre essa forma de trono, uma figura semelhante a um ser humano. Vi que irradiava como metal brilhante, tendo à volta uma espécie de auréola de fogo, desde o que parecia a cintura para cima. E desde o que parecia a cintura para baixo, vi uma espécie de fogo, irradiando um clarão a toda a volta. Como o arco-íris, que aparece nas nuvens em dias de chuva, assim era o esplendor que o cercava. Era a imagem da glória do Senhor. Quando a vi, caí de rosto por terra.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 148, 1-2a.11-12.13.14
Refrão: O céu e a terra proclamam a vossa glória. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Louvai o Senhor do alto dos céus,
louvai-O nas alturas,
louvai-O, todos os seus Anjos. Refrão

Reis e povos do mundo,
príncipes e todos os juízes da terra,
jovens e donzelas, velhos e crianças; Refrão

Louvem todos o nome do Senhor,
porque o seu nome é sublime,
a sua majestade está acima do céu e da terra. Refrão

Exaltou a força do seu povo:
louvem-n’O todos os seus fiéis,
os filhos de Israel, seu povo eleito. Refrão

ALELUIA cf. 2 Tes 2, 14
Refrão: Aleluia Repete-se
Deus chamou-nos por meio do Evangelho,
para tomar parte na glória
de Nosso Senhor Jesus Cristo. Refrão

EVANGELHO Mt 17, 22-27
«Hão-de matá-l’O, mas ressuscitará.
Os filhos estão isentos do tributo»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, estando ainda Jesus e os discípulos na Galileia, disse-lhes Jesus: «O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, que hão de matá-l’O; mas Ele ao terceiro dia ressuscitará». Os discípulos ficaram profundamente consternados. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores das didracmas aproximaram-se de Pedro e perguntaram-lhe: «O vosso Mestre não paga a didracma?». Pedro respondeu-lhes: «Paga, sim». Quando chegou a casa, Jesus antecipou-Se e disse-lhe: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos ou tributos? Dos filhos ou dos estranhos?». E como ele respondesse que era dos estranhos, Jesus disse-lhe: «Então os filhos estão isentos. Mas para não os escandalizarmos, vai ao mar e deita o anzol. Apanha o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e encontrarás um estáter. Pega nele e paga-lhes o imposto por Mim e por ti».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Atendei, Senhor, as preces que Vos apresentamos, por intercessão de São Domingos, e, pelo poder deste sacrifício, fortalecei os defensores da fé com os auxílios da vossa graça. Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Lc 10, 1.9
O Senhor enviou os seus discípulos,
para anunciar aos povos da terra:
Está próximo o reino de Deus.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com o pão do Céu, fazei que a Igreja, dedicada ao vosso serviço, receba a força deste sacramento e seja ajudada pela intercessão de São Domingos, que a fez florescer com a sua pregação. Por Nosso Senhor.


«Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração».



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Ez 1, 2-5.24-28c: Esta estranha visão destinava-se, na origem, aos exilados do cativeiro de Babilónia. Ela mostra a transcendência infinita de Deus, a sua presença universal. Também no exílio, Deus está no meio do seu povo. Os “seres vivos”, com forma humana, costumavam acompanhar, entre os povos orientais, os deuses desses povos; aqui servem o Deus verdadeiro. Estas figuras vão reaparecer no Apocalipse.

Mt 17, 22-27 : A leitura começa por anunciar a Paixão e Ressurreição do Senhor. Jesus nunca separa uma da outra, porque o mistério pascal da nossa salvação é a passagem da morte à vida, deste mundo para o Pai, pela Cruz. No episódio do pagamento do imposto para o templo, Jesus, ao afirmar que os filhos estão isentos, declara-Se Senhor do templo como Filho de Deus que é, mas, para evitar um possível escândalo, encarrega Pedro de o pagar.

Oração: Senhor, concede-nos que amemos sempre a verdade.


AGENDA

21.00 horas: Oração de louvor no Calvário.




INTENÇÕES DO SANTO PADRE

JULHO 2016

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo

 UNIVERSAL -  Fraternidade no desporto:
Para que o desporto seja uma oportunidade de encontro fraterno entre os povos e contribua para a causa da paz no mundo.

PELA EVANGELIZAÇÃO - Viver o Evangelho:
Para que os cristãos vivam o seguimento do Evangelho dando testemunho de fé, de honestidade e de amor pelo próximo.



Sem comentários:

Enviar um comentário