sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016


PARÓQUIAS DE NISA


Sábado, 06 de fevereiro de 2016




Sábado da IV semana do tempo comum

 

SS. Paulo Miki e Companheiros, mártires – MO
Vermelho – Ofício da memória.
Missa da memória.

L1 1 Reis 3, 4-13; Sal 118 (119), 9-10. 11-12. 13-14
Ev Mc 6, 30-34


SS. Paulo Miki e Companheiros, mártires

Nota Histórica:

Paulo nasceu no Japão entre os anos 1564/1566. Admitido na Companhia de Jesus, pregou o Evangelho com grande fruto entre os seus concidadãos. Tendo-se tornado mais violenta a perseguição contra os católicos, foi preso com vinte e cinco companheiros. Depois de muito maltratados, foram conduzidos à cidade de Nagasáki, onde foram crucificados no dia 5 de Fevereiro de 1597.
MISSA

ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, fortaleza de todos os Santos, que chamastes São Paulo Miki e seus companheiros à vida eterna através do martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de conservar até à morte a fé que professamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Gal 2, 19-20
«Não sou eu que vivo: é Cristo que vive em mim»


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas

Irmãos: Por meio da Lei, morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo estou crucificado. Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Se ainda vivo dependente de uma natureza carnal, vivo animado pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por Mim.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 125 (126), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R.5)
Refrão: Os que semeiam com lágrimas
recolhem com alegria.


Quando o Senhor fez regressar os cativos de Sião,
parecia-nos viver um sonho.
Da nossa boca brotavam expressões de alegria
e de nossos lábios cânticos de júbilo.

Diziam então os pagãos:
«O Senhor fez por eles grandes coisas».
Sim, grandes coisas fez por nós o Senhor,
estamos exultantes de alegria.

Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos,
como as torrentes do deserto.
Os que semeiam em lágrimas
recolhem com alegria.

À ida, vão a chorar,
levando as sementes;
à volta, vêm a cantar,
trazendo os molhos de espigas.

ALELUIA Mt 28, 19a.20b
Refrão: Aleluia. Repete-se
Ide e ensinai todos os povos, diz o Senhor.
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos. Refrão

EVANGELHO Mt 28, 16-20
«Ide e ensinai as nações»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei, Pai santo, os dons que Vos apresentamos, ao celebrar a memória dos vossos Santos Mártires, e concedei aos vossos servos a graça de permanecerem firmes na confissão do vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO  (Cf.  Lc. 22,28-30)
Vós que permanecestes a meu lado nas minhas tribulações, comereis e bebereis à minha mesa no meu reino.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que de modo admirável revelastes nos Santos Mártires o mistério da Cruz, concedei-nos que, fortalecidos por este sacrifício, vivamos fielmente unidos a Cristo e trabalhemos na Igreja pela salvação do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 



« Se um missionário já não tem pátria neste mundo, é porque todo o mundo se tornou sua pátria».

S. José Freinademetz


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS - Sir 47, 2-13 (gr. 2-11) : Ao chegarmos ao fim da história de David, lemos agora, noutro livro, uma reflexão sobre alguns momentos mais significativos dessa mesma história que Deus realizou por meio dele e sobre a maneira como David correspondeu a tão grandes dons. Esta leitura é verdadeiramente um hino à obra de Deus realizada pelas mãos de David.

Mc 6, 14-29 :Devia ser grande a fama que João Baptista tinha deixado, pois que, ouvindo falar-se de Jesus e de suas palavras e obras, logo vinha à mente o grande profeta. Herodes, apesar de o ter mandado decapitar, nem se esquecera dele nem deixara de continuar a considerá-lo, como já antes o fazia. É assim o rasto que deixam os homens grandes!

ORAÇÃO - Deus eterno e omnipotente, concedei a paz aos nossos dias.



AGENDA

09.00 horas: Missa na Igreja Matriz
10.00 horas: Funeral em Amieira do Tejo
16.00 horas: Missa em Arez
16.00 horas: Missa no Pardo
18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo


INTENÇÕES DO SANTO PADRE

FEVEREIRO 2016

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo Padre para este mês:
Universal: Respeito pela criação

Para que cuidemos da criação, recebida como dom gratuito, a cultivar e proteger para as gerações futuras.

Pela Evangelização: Cristianismo na Ásia
Para que cresçam as oportunidade de diálogo e de encontro entre a fé cristã e os povos da Ásia.




Sem comentários:

Enviar um comentário