quinta-feira, 28 de janeiro de 2016


PARÓQUIAS DE NISA


Sexta, 29 de janeiro de 2016




Sexta da III semana do tempo comum

São José Freinademetz

 

 

Verde – Ofício da féria.

L1 2 Sam 11, 1-4a. 5-10a. 13-17; Sal 50 (51), 3-4. 5-6a. 6bc-7. 10-11
Ev Mc 4, 26-34

Na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – S. José Freinademetz, presbítero, primeiro missionário da Congregação na China

 

São José Freinademetz

Nota histórica
José Freinademetz nasceu no dia 15 de Abril de 1852 em Oies, um pequeno povoado entre os Alpes Dolomitas do norte de Itália. Baptizado no próprio dia do nascimento, herdou de sua família uma fé simples, mas firme, e um grande espírito de trabalho.
 Em 1872, entrou no seminário maior diocesano de Bressanone (Brixen), onde completou os estudos teológicos. Ordenado sacerdote em 25 de Julho de 1875, foi destinado pelo seu bispo para a comunidade de S. Martinho di Badia. Humilde, generoso, rico em humanidade e sincero, logo ganhou o coração de todos.
A sua crescente preocupação pelas missões levou-o a solicitar, em 1878, a admissão na casa missionária de Steyl, recentemente fundada pelo P. Arnaldo Janssen.
Depois de um tempo de preparação e de uma longa viagem, chegou à China em princípios de Agosto de 1879, onde juntamente com o P. João Batista Anzer, se encarrega da missão de Shantung-Sul, que contava com 12 milhões de habitantes e apenas 158 baptizados.
Desde o princípio, José Freinademetz procurou inculturar-se na difícil cultura chinesa. Quis aprender o chinês na perfeição; mas antes de tudo, procurou chegar ao coração dos chineses, entrar nos seus problemas, comer e vestir como eles. Numa carta que escreveu aos seus pais, em 1886, dizia: “Amo a China e os chineses e desejaria morrer mil vezes por eles.. o meio deles quero morrer e entre eles ser sepultado”. 
Durante os 27 anos da sua vida na China, José Freinademetz desempenhou vários cargos como superior. No entanto, o que lhe importava era ser um irmão maior que fala com o seu exemplo e com a sua vida, mais do que com a lei.
Foram anos muito duros, marcados por longas e difíceis viagens, assaltos de bandoleiros e um árduo trabalho para formar as primeiras comunidades cristãs. Mas, como missionário, nunca fugiu nem desanimou perante os inúmeros compromissos.

Em 1900, depois de 20 anos de trabalho ininterrupto na China, por ocasião do 25º aniversário da Congregação, o P. Arnaldo Janssen convidou-o a vir a Steyl para participar nas celebrações comemorativas, mas José Freinademetz recusou, cortês mas firmemente, regressar à Europa. Era o tempo da luta dos “boxers” contra os europeus. Quando os outros missionários, seguindo a ordem das autoridades eclesiásticas, abandonaram as missões e se refugiaram no porto de Tsingtao sob protecção alemã, José Freinademetz preferiu permanecer junto dos seus cristãos e sofrer com eles, mesmo sabendo do perigo a que se expunha.
O trabalho incessante e as privações, com os anos, foram abalando o seu físico esbelto e robusto. Quando o bispo Anzer se deslocou à Europa, José Freinademetz assumiu a administração da diocese. Durante este período eclodiu uma epidemia de tifo e José, como bom pastor, não poupou esforços e a todos ofereceu a sua incansável assistência, acabando por contrair também ele a doença, vindo a falecer no dia 28 de Janeiro de 1908.

Nascido ao pé do monte de Santa Cruz, foi sepultado em Taikia, sob a 12ª estação da Via-Sacra. O seu túmulo tornou-se rapidamente um ponte de referência e de peregrinação para os cristãos chineses.

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 95, 1.6
Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira.
Glória e poder na sua presença,
esplendor e majestade no seu templo.

ORAÇÃO
Deus todo-poderoso e eterno,
dirigi a nossa vida segundo a vossa vontade,
para que mereçamos produzir abundantes frutos de boas obras,
em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I 2 Sam 11, 1-4a.5-10a.13-17
«Desprezaste a minha palavra
e tomaste como esposa a mulher de Urias»


Leitura do Segundo Livro de Samuel

No princípio daquele ano, na altura em que os reis costumam sair para a guerra, David mandou Joab, com os seus oficiais e todo o Israel, e eles devastaram a terra dos amonitas e puseram cerco a Rabá. Mas David ficou em Jerusalém. Uma tarde em que se levantara do leito e andava a passear no terraço real, viu, do alto do terraço, uma mulher a banhar-se, uma mulher de grande formosura. David mandou colher informações sobre ela e trouxeram-lhe esta resposta: «É Betsabé, filha de Elião e esposa de Urias, o hitita». David mandou emissários para que a trouxessem. Ela veio ao seu encontro e depois voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou informar David: «Estou grávida». Então David enviou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita». E Joab mandou Urias a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe informações de Joab, do exército e da guerra. Depois disse-lhe: «Desce a tua casa e descansa um pouco». Urias saiu do palácio real e atrás dele seguiu um presente do rei. Urias deitou-se à porta do palácio, com todos os servos do rei, mas não desceu a sua casa. Foram informar David: «Urias não desceu a sua casa». No dia seguinte, David convidou Urias para comer e beber consigo e fez que se embriagasse. Pela tarde, Urias saiu e foi deitar-se no seu leito, com os servos do rei, e não desceu a sua casa. Na manhã seguinte, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por meio de Urias. Ele escreveu nessa carta: «Coloca Urias no ponto mais perigoso da batalha e depois retirai-vos, para que seja atingido e morra». Joab, que cercava a cidade, colocou Urias num local onde sabia que estavam os guerreiros mais valentes. Os que defendiam a cidade saíram para atacar Joab e morreram alguns do exército, entre os oficiais de David. E morreu também Urias, o hitita.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 50 (51), 3-4.5-6a.6bc-7.10-11 (R. cf. 3a)
Refrão: Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós. Repete-se
Ou: Tende compaixão de nós, Senhor, porque somos pecadores. Repete-se

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia
apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas. Refrão

Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei, Senhor, contra Vós,
e fiz o mal diante dos vossos olhos. Refrão

Assim é justa a vossa sentença
e reto o vosso julgamento.
Porque eu nasci na culpa
e minha mãe concebeu-me em pecado. Refrão

Fazei-me ouvir uma palavra de júbilo e de alegria
e exultem meus ossos que triturastes.
Desviai o vosso rosto das minhas faltas
e purificai-me de todos os meus pecados. Refrão

ALELUIA cf. Mt 11, 25
Refrão: Aleluia Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos
os mistérios do reino. Refrão

EVANGELHO
Mc 4, 26-34
«O homem lança a semente e dorme,
enquanto ela cresce, sem ele saber como»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai benignamente, Senhor,
e santificai os nossos dons,
a fim de que se tornem para nós fonte de salvação.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 33, 6
Voltai-vos para o Senhor e sereis iluminados,
o vosso rosto não será confundido.

Ou Jo 8, 12
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor.
Quem Me segue não anda nas trevas,
mas terá a luz da vida.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus omnipotente, nós Vos pedimos
que, tendo sido vivificados pela vossa graça,
nos alegremos sempre nestes dons sagrados.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


«O maior desafio de um missionário é a sua transformação interior».

S. José Freinademetz


MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS - 2 Sam 11, 1-4a.5-10a.13-17: David, depois de tantas graças recebidas de Deus, comete grave pecado. Seduzido pelo olhar indiscreto sobre a mulher de certo soldado seu, ausente em campanha, entregou este à morte para lhe tomar a mulher para esposa sua. Ninguém se pode julgar seguro enquanto vive neste mundo; e a vida anterior nunca é garantia absoluta de futuro sem mancha. As raízes do mal, inerentes à natureza humana, a cada momento podem dar rebentos e frutos de pecado e de morte.

Mc 4, 26-34 : Duas breves parábolas põem em realce duas características do reino de Deus: a primeira refere-se à força interior desde reino, que o faz nascer e crescer pela força de Deus e não do homem; a segunda põe em contraste os começos humildes deste Reino e a pujança final para onde se encaminha, e que bem manifesta a força interior que o animava desde o início. É, na realidade, grande mistério este Reino de Deus, presente já na Igreja sobre a terra e um dia glorioso no Céu.  

ORAÇÃO - Deus eterno e omnipotente, concedei a paz aos nossos dias.



AGENDA

16.30 horas: Catequese infantil
18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo
21.00 horas: Ensaio de canto.


INTENÇÕES DO SANTO PADRE

JANEIRO 2016

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-los ofereço de modo particular pelas intenções do Santo Padre para este mês:

Universal: Diálogo inter-religioso
Para que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça.

Pela Evangelização: Unidade dos Cristãos
Para que, através do diálogo e da caridade fraterna, com a graça do Espírito Santo, sejam superadas as divisões entre os cristãos.




Sem comentários:

Enviar um comentário