sexta-feira, 3 de abril de 2015


PARÓQUIAS DE NISA

Sábado, 04 de abril de 2015


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   

Sábado Santo

SÁBADO
________________________­_________________

Roxo.

Ofício próprio.

* Hoje, antes da Vigília Pascal, a sagrada comunhão só pode ser levada como Viático.

* As Completas são omitidas por aqueles que participam na Vigília Pascal.

_________________________________________

Laudes

Hino

Salmodia

Ant. 1 Hão-de chorá-lo como se chora o filho único, porque o Senhor morreu inocente.

Salmo 63 (64)

2 Ouvi, ó Deus, a minha voz na aflição, *
do temor dos inimigos defendei a minha vida.
3 Livrai-me da caterva dos malfeitores, *
do bando dos que praticam a iniquidade.

4 Afiaram a língua como espada, *
desferiram como setas palavras de ódio,
5 atirando à traição sobre o inocente, *
ferindo de improviso, sem nada recear.

6 Obstinam-se no mal, combinam armar ciladas *
e perguntam: «Quem nos verá?».
7 Maquinam iniquidades, ocultam planos bem pensados, *
o íntimo do seu coração é insondável.

8 Deus, porém, atingiu-os com suas setas; *
são feridos de improviso,
9 e a sua língua foi a causa da ruína. *
Quem os vê meneia a cabeça.

10 Todos tiveram medo e proclamaram a obra de Deus *
e reconheceram o que Ele fez.
11 Alegre-se o justo no Senhor e n’Ele se refugie *
e congratulem-se todos os homens rectos de coração.

Ant. Hão-de chorá-lo como se chora o filho único, porque o Senhor morreu inocente.

Ant. 2 Livrai-me, Senhor, das portas do abismo.

Cântico Is 38, 10-14.17-20

10 Eu disse: «Em meio da vida, †
vou descer às portas da morte, *
privado do resto dos meus anos».

11 Eu disse: «Não mais verei o Senhor na terra dos vivos, †
não verei mais ninguém *
entre os habitantes do mundo».

12 Para longe de mim foi arrancada a minha morada, *
como tenda de pastores.
Como tecelão, eu tecia a minha vida, *
mas cortaram-me a trama.

De manhã até à noite *
sou consumido.

13 Grito até ao amanhecer, *
como um leão que dilacera os meus ossos;

De manhã até à noite *
sou consumido.

14 Grito como a andorinha *
e gemo como a pomba.
Cansam-se meus olhos de olhar para o alto. *
Socorrei-me, Senhor.

17 Preservastes a minha alma da corrupção da morte, *
perdoastes todos os meus pecados.

18 Nem a morada dos mortos Vos louvará, *
nem a morte Vos dará glória.
Para quem desce ao túmulo, *
acaba a esperança na vossa fidelidade.

19 Só os vivos podem louvar-Vos, *
como eu Vos louvo hoje.
O pai dará a conhecer aos seus filhos *
a vossa fidelidade.

20 Senhor, vinde em meu auxílio, *
e cantaremos nossos salmos,
todos os dias da nossa vida, *
no templo do Senhor.

Ant. Livrai-me, Senhor, das portas do abismo.

Ant. 3 Eu estive morto, mas agora vivo para sempre e tenho as chaves da morte e do abismo.

Salmo 150

1 Louvai o Senhor no seu santuário, *
louvai-O no seu majestoso firmamento.
2 Louvai-O pela grandeza das suas obras, *
louvai-O pela sua infinita majestade.

3 Louvai-O ao som da trombeta, *
louvai-O ao som da lira e da cítara.
4 Louvai-O com o tímpano e com a dança, *
louvai-O ao som da harpa e da flauta.

5 Louvai-O com címbalos sonoros, *
louvai-O com címbalos retumbantes. †
Tudo quanto respira louve ao Senhor.

Ant. Eu estive morto, mas agora vivo para sempre, e te­nho as chaves da morte e do abismo.

Leitura breve Os 6, 1-3ª

Eis o que diz o Senhor: Na sua angústia, hão-de procurar-Me: «Vinde, voltemos para o Senhor. Se Ele nos feriu, Ele nos curará. Se nos atingiu com os seus golpes, Ele tratará as nossas feridas. Ao fim de dois dias, Ele nos fará viver de novo. Ao terceiro dia nos levantará e viveremos na sua presença».

Em vez do RESPONSÓRIOBREVE, diz-se:

Ant. Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes.

Ant. Bened. Salvador do mundo, salvai-nos. Vós que na cruz nos resgatastes com o vosso Sangue, vinde em nosso au­xílio, Senhor, nosso Deus.

Preces

Adoremos com sincera piedade a Cristo nosso Redentor, que por nós padeceu e foi sepultado para ressuscitar ao terceiro dia, e imploremos humildemente:
Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, nosso Salvador, que junto à cruz e ao sepulcro quisestes ser acompanhado pela vossa Mãe dolorosa,
— fazei-nos também participar na vossa paixão por meio dos sofrimentos da vida.
Senhor Jesus Cristo, que como grão de trigo caído na terra fru­tificastes para nós o dom admirável da vida divina,
— dai-nos a graça de morrer para o pecado e viver só para Deus.

Pastor da Igreja, que, sepultado no túmulo, quisestes ocultar-Vos à vista dos homens,
— ensinai-nos a amar a nossa vida escondida convosco em Deus Pai.

Cristo, novo Adão, que descestes ao reino dos mortos para libertar os justos que, desde a origem do mundo, estavam encarcerados,
— compadecei-Vos dos que estão mortos no túmulo dos seus pecados, para que escutem a vossa voz e recuperem a vida.

Cristo, Filho de Deus vivo, que pelo Baptismo nos sepultastes convosco na morte,
— conformai-nos cada vez mais à imagem da vossa ressurrei­ção, para vivermos uma vida nova.

Pai nosso

 Oração
Deus eterno e omnipotente: ao celebrarmos o mistério re­dentor de vosso Filho Unigénito, que depois de ter descido à morada dos mortos saiu vitoriosamente do sepulcro, concedei aos vossos fiéis que, sepultados com Cristo no Baptismo, tam­bém com Cristo ressuscitem para a vida eterna. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo


ATIVIDADES PAROQUIAIS


22.00 horas: Vigília Pascal



INTENÇÕES DO SANTO PADRE

ABRIL 2015

Universal: Pequenos agricultores
Para que os pequenos agricultores recebam a justa compensação pelo seu precioso trabalho.
Pela Evangelização: Cristãos de África
Para que os cristãos de África dêem testemunho do amor e da fé em Jesus Cristo no meio dos conflitos político-religiosos.



Sem comentários:

Enviar um comentário