domingo, 4 de janeiro de 2015

 
 
PARÓQUIAS DE NISA


Segunda, 05 de janeiro de 2015



  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
   


SEGUNDA DEPOIS DA EPIFANIA DO SENHOR


SEGUNDA
___________________­_________________
Branco – Ofício da féria (Semana II do Saltério).
Missa da féria, pf. da Epifania ou do Natal.


L 1 1 Jo 3, 22 – 4, 6; Sal 2, 7-8. 10-11
Ev Mt 4, 12-17. 23-25
_______________________________________________

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Um dia sagrado brilhou para nós.
Vinde, ó povos, adorar o Senhor,
porque uma grande luz desceu sobre a terra.

ORAÇÃO
Iluminai, Senhor, os nossos corações com o esplendor da vossa divindade, para que, através das trevas deste mundo, caminhemos com segurança para a pátria da luz eterna. Por Nosso Senhor.

LEITURA I 1 Jo 3, 22 - 4, 6
«Examinai os espíritos, para ver se são de Deus»

Leitura da Primeira Epístola de São João

Caríssimos: Nós recebemos de Deus tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável. É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu. Caríssimos, não deis crédito a qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, porque surgiram no mundo muitos falsos profetas. Nisto conhecereis o espírito de Deus: todo o espírito que confessa a Jesus Cristo feito homem é de Deus; e todo o espírito que não confessa a Jesus não é de Deus. Este é o espírito do Anticristo, do qual ouvistes dizer que havia de vir e agora já está no mundo. Vós, meus filhos, sois de Deus e já os vencestes, porque Aquele que está no meio de vós é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo; por isso falam a linguagem do mundo e o mundo escuta-os. Nós somos de Deus e quem conhece a Deus escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 2, 7-8.10-11 (R. 8a)
Refrão: Eu te darei os povos em herança. Repete-se

Vou proclamar o decreto do Senhor.
Ele disse-me: ‘Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.
Pede-me e te darei as nações em herança
e os confins da terra para teu domínio’. Refrão

Agora, ó reis, tomai sentido,
atendei, vós que julgais a terra.
Servi o Senhor com temor,
aclamai-O com reverência. Refrão

ALELUIA cf. Mt 4, 23
Refrão: Aleluia Repete-se
Jesus proclamava o Evangelho do reino
e curava todas as doenças entre o povo. Refrão

EVANGELHO Mt 4, 12-17.23-25
«Está próximo o reino dos Céus»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Depois percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. A sua fama propagou-se por toda a Síria: traziam-Lhe todos os que estavam doentes, atingidos de diversos males e sofrimentos, possessos, epiléticos e paralíticos, e Jesus curava-os. Seguiram-n’O grandes multidões, que tinham vindo da Galileia e da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de Além-Jordão.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, a oblação que trazemos ao vosso altar, nesta admirável permuta de dons, de modo que, oferecendo-Vos o que nos destes, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo. Por Nosso Senhor.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 1, 14
Nós vimos a sua glória,
a glória do Filho Unigénito do Pai,
cheio de graça e de verdade.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que a nossa vida seja constantemente fortalecida pela comunhão nos vossos santos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



«o Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a Sua glória»



MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


    1. Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA: - 1 Jo 3, 22 - 4, 6:O mistério da Encarnação do Filho de Deus é tão extraordinário, que os homens têm muita dificuldade em o aceitar. Por isso, desde o princípio, houve quem o deturpasse, por fazerem mais fé no seu próprio pensar do que no Espírito de Deus que lho manifestava. É este Espírito Santo, que nos ilumina sobre o mistério de Jesus e nos leva a confessar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus.

Mt 4, 12-17.23-25:A manifestação do reino de Deus começou a realizar-se na pessoa de Jesus. Pela sua pregação e pelas obras que fazia, Ele manifestava já que esse reino tinha chegado ao meio dos homens. Neste reino entra-se pela resposta de fé à palavra de Jesus, resposta que exige humildade, conversão, vida toda iluminada pela luz que Ele nos trouxe e que d’Ele para nós irradia.

 Oração: Deus omnipotente, que o nascimento do vosso Filho Unigénito nos liberte da antiga escravidão em que nos retém o jugo do pecado.
           
                  
ATIVIDADES PAROQUIAIS

11.00 horas: - Reunião no Crato



INTENÇÕES DO SANTO PADRE

JANEIRO 2015

Universal:
Promover a paz
Para que as pessoas de diferentes tradições religiosas e todos os homens de boa vontade colaborem na promoção da paz.

Pela Evangelização:
Ano da vida consagrada
Para que, neste ano dedicado à vida consagrada, os religiosos e religiosas descubram a alegria de seguir a Cristo e se dediquem zelosamente ao serviço dos pobres.




Sem comentários:

Enviar um comentário