terça-feira, 20 de maio de 2014

 
 
PARÓQUIA DE ALMODÔVAR


Quarta, 21 de Maio de 2014


  Esquema da página:

  Liturgia do dia
  Intenções do Apostolado da Oração para o mês corrente
  Atividades paroquiais
  A voz do Pastor
   


quarta da v semana DE PÁSCOA



quarta
_______________________________________________

SS. Cristóvão Magallanes, presbítero,
e Companheiros, mártires – MF
Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. pascal.

L 1 Act 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5
Ev Jo 15, 1-8
________________________________________________________________

 MISSA
ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 70, 8.23
Cante a minha boca, Senhor, a vossa glória, proclamando continuamente os vossos louvores. Os meus lábios exultem de alegria. Aleluia.


ORAÇÃO
Senhor, Pai santo, que amais a inocência e a restituís aos que a perderam, dirigi para Vós os corações dos vossos servos, para que vivam sempre na luz da vossa verdade aqueles que libertastes das trevas do erro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Atos 15, 1-6
«Decidiram que fossem tratar esta questão
com os Apóstolos e os anciãos»


Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia começaram a ensinar aos irmãos de Antioquia: «Se não receberdes a circuncisão, segundo a lei de Moisés, não podereis salvar-vos». Isto provocou um conflito e uma discussão intensa que Paulo e Barnabé tiveram com eles. Então decidiram que Paulo e Barnabé e mais alguns discípulos subissem a Jerusalém para tratarem desta questão com os Apóstolos e os anciãos. Despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, onde narravam a conversão dos gentios, causando grande contentamento a todos os irmãos. Ao chegarem a Jerusalém, foram recebidos pela Igreja, pelos Apóstolos e pelos anciãos, e contaram tudo o que Deus tinha feito por seu intermédio. Ergueram-se alguns homens do partido dos fariseus que tinham abraçado a fé, para dizerem que era preciso circuncidar os gentios e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. Então os Apóstolos e os anciãos reuniram-se para examinar o assunto.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122), 1-2.3-4a.4b-5 (R. cf. 1)
Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém. Refrão

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor. Refrão

Segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David. Refrão

ALELUIA Jo 15, 4a.5b
Refrão: Aleluia Repete-se

Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós,
diz o Senhor.
Quem permanece em Mim dá fruto abundante.
Refrão

EVANGELHO Jo 15, 1-8
«Quem permanece em Mim e Eu nele dá fruto abundante»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Concedei, Senhor, que em todo o tempo possamos alegrar-nos com estes mistérios pascais, de modo que o ato sempre renovado da nossa redenção seja para nós causa de alegria eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio pascal

ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Fomos resgatados pelo Sangue de Cristo,
que, ressuscitando de entre os mortos,
fez brilhar sobre nós a sua luz. Aleluia.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Ouvi, Senhor, as nossas preces e fazei que estes santos mistérios da nossa redenção nos auxiliem na vida presente e nos alcancem as alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

«

« Atuar com amor entre os “últimos” é um modo de dizer que Deus está neste mundo».  
.
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA


     1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

     2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

     3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
       - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURA: - Atos 15, 1-6: Grande dificuldade, na Igreja primitiva, foi a passagem do Antigo ao Novo Testamento, do judaísmo para o cristianismo. A novidade do cristianismo não era facilmente aceite pelos judeus tradicionalistas. Era a consequência de se confundir o espírito com a letra. A lei de Moisés era o guia para Cristo, e não a palavra definitiva. Para encontrar uma solução para tal questão, reúne-se em Jerusalém um “concílio”.

Jo 15, 1-8: A comparação entre o povo de Deus e a vinha é tradicional na Sagrada Escritura. Mas aqui é o próprio Jesus que Se apresenta como a videira, e aos seus discípulos como as varas da mesma. Tal comparação sublinha a identidade de vida, que, procedendo de Jesus, vivifica os membros da sua Igreja. Não se trata apenas de união exterior, mas de comunhão de vida que d’Ele nos vem.

ORAÇÃO: Senhor, concedei que alcancemos a verdadeira liberdade e a herança eterna.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

                09.30 horas: Missa em Almodôvar
                                   + Natália Conceição Silva e familiares falecidos

         18.00 horas: Corte Zorrinho
                                   + Manuel Nunes da Silva

         17.00 horas: Catequese infantil

         21.00 horas: Terço na Igreja, seguido de ensaio de canto.

         

INTENÇÕES DO SANTO PADRE
Mês de maio 2014

Universal
Meios de Comunicação
Para que os meios de comunicação sejam instrumentos ao serviço da verdade e da paz.

Pela Evangelização
Maria, guia para a missão
Para que Maria, Estrela da Evangelização, guie a missão da Igreja no anúncio de Cristo a todos os povos.


A voz do Pastor
Construir o futuro

1. O imediato e o futuro
Desde há 20 anos que no dia 15 de Maio se celebra o Dia Internacional da Família, instituído pelas Nações Unidas em 1993. Na semana em que isso ocorre a Igreja dedica-a à reflexão e oração pela vida. Este ano deu-lhe o título de gerar vida, construir o futuro. Isto significa que tanto a sociedade civil como a Igreja reconhecem o valor fundamental da família, embora nem sempre vista pelo mesmo prisma. Inspirando-me na iniciativa destas organizações mundiais, vou tecer algumas considerações sobre a família, a vida e o futuro da humanidade.

Vivemos muito absorvidos pelo imediato, a realização pessoal, o emprego, os prazeres individuais, a conjuntura presente de crise e temos pouca sensibilidade e disposição para enfrentar os problemas estruturais da vida e da sociedade, aqueles que terão significado no futuro da humanidade. Daí o consumo desenfreado e a exploração da natureza, sem respeito pelas futuras gerações e uma sã ecologia, necessária à qualidade de vida de todos os seres.

A humanidade vive obcecada pelo bem estar individual e entrou numa espiral do medo, da instabilidade, da falta de confiança. Estas atitudes fundamentais alteraram profundamente a nossa maneira de viver, com consequências ainda fora do alcance da compreensão da maioria das pessoas.

Anos atrás foi o medo do crescimento drástico da população mundial que levou muitos países a adoptarem medidas de planeamento familiar em que foram postos de parte princípios essenciais da dignidade da pessoa humana, como a liberdade e o respeito pela vida. Na China foi imposta a lei do filho único por casal, de preferência masculino, castigando quem ousasse contradizer. Passada uma geração, muitos homens chineses tiveram dificuldade em encontrar uma esposa chinesa. Nos países do norte do hemisfério não se foi tão longe, mas deu-se facilidade ao aborto e aos contraceptivos. Hoje há dificuldade em repor as gerações, para equilibrar as sociedades, inclusive os sistemas sociais. Nem mesmo a concessão de subsídios por parte de alguns estados e municípios tem conseguido inverter a situação. Porquê?

O medo do futuro apoderou-se das pessoas e das famílias e impede-as de ser generosas e abertas à vida. Uma geração que não se interessa pela geração seguinte está a pôr em causa o seu próprio futuro. Como modificar esta tendência em vista de um equilíbrio racional entre o não egoísta à vida e uma procriação sem planeamento? Vai ser difícil sem uma conversão espiritual de cada pessoa e sem politicas familiares pró-vida.

2. A família estável prepara o futuro
Cada vez mais os governos e as instituições europeias e mundiais cedem à pressão dos lobis da igualdade do género e da equiparação de todas as opções de realização da sexualidade humana, prejudicando assim as famílias constituídas a partir da união de um homem e de uma mulher abertos à vida. Neste contexto recomendo a leitura de duas recentes notas dos bispos portugueses, uma sobre a força da família em tempos de crise e outra a propósito da ideologia do género, que nos advertem sobre as consequências perniciosas para a humanidade provenientes do desrespeito pela família.

Há dias li uma mensagem de uma familiar grávida que dizia: os filhos carregámo-los nove meses na barriga, três anos no colo e por toda a vida no coração. É esta relação de amor proveniente da maternidade e da paternidade que dá estabilidade à família, preparando um futuro de confiança entre as pessoas e que dá equilíbrio às sociedades.

Para usufruir da beleza do amor gratuito, que se aprofunda e desenvolve quanto mais nos libertamos de nós mesmos e nos abrimos aos outros, quanto mais superamos o medo e nos libertamos da tirania do mercado e do consumo, temos que dar uma grande cambalhota, operar uma conversão profunda, uma abertura à vida simples, de relações transparentes e confiantes na natureza, nas pessoas, a partir daquelas que nos geraram, gratuitamente, por amor.

Este é o caminho que nos apontava Jesus, que leva à bem-aventurança, à realização plena: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Nesta direção apontam muitas opções de vida, vocações para o serviço em prol dos outros, sobretudo daqueles que mais precisam, material e espiritualmente, seja através de uma resposta profissional remunerada, seja de um serviço gratuito de voluntariado. Por isso aqui deixo a minha gratidão e admiração a todos os que nutrem e procuram realizar estes ideais de vida, na Igreja e na sociedade, sacrificando os seus interesses pessoais em favor do bem comum. A gratuidade do amor aprende-se na família. Por isso é importante dar força à família. Oxalá o seu exemplo alastre por esta sociedade em crise, sendo a espiritual com mais graves consequências que a económica e financeira.

† António Vitalino, Bispo de Beja


Sem comentários:

Enviar um comentário